O vice-presidente da ANAFE, Rogério Filomeno, dirigentes e associados da Entidade participaram do lançamento do livro “Democracia e Sistema de Justiça”, produzido para celebrar os 10 anos de atividades no Supremo Tribunal Federal (STF) do ministro Dias Toffoli, na noite dessa quarta-feira (24). A obra, que tem a coordenação do ministro Alexandre de Moraes e do advogado-geral da União, André Mendonça, conta com um capítulo sobre Judicialização da Previdência escrito pelo coordenador do Centro de Estudos da ANAFE, Grégore Moura.
O livro, prefaciado pelo ministro do STF Ricardo Lewandowski, foi publicado pela Editora Fórum e contempla 44 artigos escritos por 57 autores. Na publicação, são abordados temas como colaboração premiada, gestão, Direitos Humanos, desinformação, inteligência artificial, redes sociais e combate à corrupção. Os assuntos são tratados sob a ótica das principais decisões do ministro Dias Toffoli.
Grégore Moura afirmou ser uma honra participar da obra: “Neste dia, eu registro o lançamento do livro Democracia e Sistema de Justiça como uma importante obra em que tive a honra de escrever um capítulo. Ao meu lado, tivemos como autor também o grande amigo e autor Marcelo Kokke, que é procurador federal e também é associado à ANAFE”, salientou.
Ao fazer os agradecimentos e os apontamentos sobre a obra, o ministro Dias Toffoli afirmou que a data é muito significativa e que deve ser comemorada não só pela marca alcançada, mas também pela cadeira que ele ocupa no órgão de cúpula do Judiciário nacional. Ao esclarecer os motivos que influenciaram o nome do livro, o ministro, que também ocupa a Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), disse que “não existe democracia sem um Poder Judiciário e um Sistema de Justiça independente.”