A Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE) esteve presente no I Encontro Regional da Procuradoria Regional da Fazenda Nacional da 1ª Região (PRFN 1), intitulado “Todos os Sotaques”, realizado entre os dias 14 e 17 de outubro de 2025, no auditório da Procuradoria da Fazenda Nacional, em Goiânia (GO).
Representando a ANAFE, participou a Diretora de Integridade e Conformidade, Graziela Rosal Honorato, que acompanhou os debates e painéis dedicados à gestão, inovação, tecnologia e às novas perspectivas da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN).
O evento reuniu membros de diferentes unidades da PGFN e contou com a presença de autoridades e associados à ANAFE.
INTEGRAÇÃO E VALORIZAÇÃO INSTITUCIONAL
Durante a abertura, a Procuradora-Geral da Fazenda Nacional e associada à ANAFE, Anelize Almeida, destacou a importância de eventos como o encontro regional para o fortalecimento institucional e a valorização da equipe.
Ela dividiu-se entre os dois momentos do evento — os painéis temáticos e as oficinas práticas — ressaltando que encontros presenciais são oportunidades valiosas de aprendizado, mas também de conexão entre colegas: “Eventos presenciais são oportunidades de aperfeiçoamento, mas também de encontros, de conexão”, afirmou.
Em sua fala, Anelize reafirmou o compromisso com o futuro da PGFN, citando algumas das ações realizadas nos últimos anos e as perspectivas para os próximos. “Temos uma trajetória de sucesso, de grandes conquistas que nos engrandecem enquanto instituição”, disse.
Entre os temas abordados, a Procuradora-Geral também enfatizou a importância da política de gestão de pessoas, ponto destacado pela equipe da Adjuntoria de Governança e Gestão Estratégica (PGAGE), que apresentou uma nova metodologia simplificada de gestão de projetos, gestão orçamentária e financeira, e gestão de pessoas.
“Precisamos saber quem somos, o que fazemos, como estamos. Essa política é importantíssima”, frisou Anelize.
PAINÉIS E OFICINAS EM DESTAQUE
Ao longo dos quatro dias, o encontro foi marcado por uma programação intensa, que combinou reflexões teóricas e atividades práticas.
No primeiro dia, após o credenciamento e a abertura oficial, ocorreram os painéis:
• “Perspectivas para Representação Judicial”, com Raquel Godoy de Miranda Araújo, Procuradora-Geral Adjunta de Estratégia e Representação Judicial (PGAJUD);
• “Governança em Ação”, conduzido por Ísis de Lima Tavares Abreu, da Coordenação-Geral de Governança e Estratégia da PGFN;
• “A PRFN-1”, apresentado por Alfredo Tibúrcio Paiva Frota, Procurador Regional da Fazenda Nacional na 1ª Região.
Nos dias seguintes, os debates trataram de temas como:
• Reforma Tributária, com Andrea Mussnich Barreto, Coordenadora-Geral de Assuntos Tributários;
• Falando de Gestão, com Ranulfo Alexandre Pingosvik de Melo Vale, Procurador-Geral Adjunto de Gestão e Governança Estratégica;
• Inovação e Tecnologia no Contexto da PGFN, com Rodrigo Otávio Póvoa Pullen Parente;
• Comunicação e Linguagem, com Bruno Guimarães Alves do Valle;
• Política de Gestão de Pessoas, conduzido por Tiago Gabriel Gomes de Souza;
• Perspectivas para Gestão da Dívida Ativa da União e do FGTS, com João Henrique Chauffaille Grognet;
• e A Estrutura das Unidades Técnicas e Gestão, com Walter Maria Moreira Junior, Raul Ferraz Gominho Leal Jardim e Alessandro Vendramini Langerhorst.
O evento foi encerrado com o painel “A Função Concorrencial do Tributo”, apresentado por José Leite dos Santos Netos, Procurador da Fazenda Nacional.
PRESENÇA DA ANAFE
Representando a ANAFE, Graziela Rosal Honorato ressaltou a relevância do encontro como espaço de troca de experiências e fortalecimento institucional: “A presença da ANAFE em momentos como este reafirma o compromisso da associação com o diálogo permanente entre as carreiras da Advocacia Pública Federal e a valorização dos nossos associados.”



