O presidente da ANAFE, Marcelino Rodrigues, o diretor de Ética e Integridade, Bruno Félix, e associados participaram, na última sexta-feira (23), do 1º Encontro Cearense das Carreiras de Controle. Com o tema “Ferramentas de transparência e mecanismos de controle dos gastos públicos”, o evento foi realizado na sede da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) e contou com palestras de membros da ANAFE.
O seminário que teve o objetivo de proporcionar uma maior integração das carreiras em comum com as atividades de Controle, foi uma parceria entre a AACI e a Associação dos Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (Aud-TCE/CE), a Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE), a Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) e o Instituto Brasileiro de Contratações Públicas (IBCP).
Presidindo o segundo painel do evento, sob a temática “8,8 milhões de Auditores”, o presidente da ANAFE destacou a honra de participar do seminário que, segundo ele, tem uma importância ímpar nos dias atuais. Ele destacou, ainda, as lutas conjuntas que são encampadas no Congresso Nacional, em defesa das Carreiras Típicas de Estado.
A programação do evento contou com a palestra “Tendências da Defesa da Probidade: da repressão à prevenção”, proferida pelo Procurador Federal associado à ANAFE Rafael Moreira Nogueira. Como debatedor, o diretor de Ética e Integridade, Bruno Félix, integrou o painel “Compliance no Controle Interno dos Municípios.”
CUNHO SOCIAL
Além da programação acadêmica, o Encontro constituiu também um evento solidário. As inscrições foram feitas mediante doação de uma lata de leite em pó, que foram destinadas ao Lar Amigos de Jesus, entidade que presta apoio, assistência e solidariedade a crianças e adolescentes com câncer e em situação de vulnerabilidade social.