Nesta terça-feira (18), o Diretor Parlamentar da ANAFE, Brivaldo Santos, e a Diretora de Assuntos Institucionais, Renata Azevedo, estiveram presentes na sessão solene em comemoração aos 40 anos da redemocratização do Brasil.
A solenidade teve como principal homenageado o Ex-Presidente José Sarney (MDB), em reconhecimento à sua contribuição para a redemocratização do país. Sarney assumiu a presidência em 15 de março de 1985, sendo o primeiro presidente após o regime militar de 21 anos. A proposta da sessão foi do Senador Jorge Kajuru (PSB-GO).
Durante seu discurso, o Presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), enfatizou a importância da democracia e o respeito às instituições. Ele ressaltou o papel fundamental do ex-presidente Sarney na transição democrática e na consolidação do Estado Democrático de Direito, destacando que “a democracia não se sustenta sem diálogo, respeito às instituições e o compromisso diário com a pluralidade e a harmonia entre os Poderes.”
A cerimônia, que reuniu parlamentares e diversas autoridades, rememorou um dos momentos mais emblemáticos da história recente do Brasil.
Emocionado, o Ex-Presidente José Sarney agradeceu a homenagem, afirmando: “Recebo essa homenagem do Senado com extrema gratidão e com a memória do meu coração (…) O coração da democracia é a liberdade, liberdade que deságua na formação do Congresso Nacional. Somos uma democracia de massa, e é preciso sempre ressaltar isso, onde o povo participa e a cidadania exerce seus direitos civis e individuais. Como dizia Fernando Pessoa: ‘Cumpri com meu dever como destino’.”
A sessão solene foi parte de uma série de eventos que marcam os 40 anos da redemocratização do Brasil, refletindo sobre as conquistas e desafios dessa importante fase histórica.
Entre os presentes estavam o Presidente do Senado, Davi Alcolumbre; o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli; o Deputado Federal Aécio Neves, neto de Tancredo Neves; e a Ministra da Cultura, Margareth Menezes.

