Nesta terça-feira (14), o Presidente da ANAFE, Vitor Pinto Chaves, participou da Assembleia Geral do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), que reuniu representantes das entidades afiliadas para debater os desdobramentos da Reforma Administrativa e definir estratégias conjuntas de enfrentamento à proposta.
Durante o encontro, as entidades destacaram as principais preocupações com o texto em discussão, como a restrição do teletrabalho, limitado a apenas um dia por semana; a remuneração por bônus que exclui aposentados com a criação de prêmios restritos aos servidores em atividade; os ataques à estabilidade, por meio da criação de novos tipos de contrato de trabalho; e a centralização de poder na União, que ameaça o pacto federativo e a independência dos Poderes.
Além da análise da PEC, do PLP e do PL relacionados ao tema, a reunião abordou estratégias de mobilização e comunicação, bem como pautas gerais de interesse das carreiras públicas.
Mobilização nacional em defesa do serviço público
O Fonacate e o Fonasefe, em conjunto com as centrais sindicais, preparam uma grande Marcha Nacional do Serviço Público, marcada para o dia 29 de outubro, em Brasília, em defesa dos direitos dos servidores e contra a proposta de Reforma Administrativa. “Vamos demonstrar a força do funcionalismo para derrotar essa proposta que retira direitos e desmonta as bases do serviço público no Brasil”, afirmou Rudinei Marques, presidente do Fonacate.
Panorama e posicionamento da ANAFE
Durante a reunião, o Presidente da ANAFE, Vitor Pinto Chaves, reforçou a importância da atuação integrada das entidades representativas e destacou o papel da ANAFE na articulação institucional em defesa das carreiras da Advocacia Pública Federal e do serviço público como um todo. “A ANAFE tem acompanhado de perto todas as etapas do debate da Reforma Administrativa, participando de audiências, reuniões com parlamentares e campanhas conjuntas com outras entidades. O momento exige união e presença constante em Brasília para garantir que o diálogo com o Congresso Nacional seja baseado em dados e valorização das carreiras públicas. Não podemos permitir retrocessos que comprometam a estrutura de Estado e o atendimento à sociedade”, destacou Vitor Pinto Chaves.
O Fonacate convoca servidores ativos, aposentados, pensionistas e concurseiros a participarem da Marcha Nacional do Serviço Público, no dia 29 de outubro (quarta-feira), com concentração às 9h, em frente ao Museu Nacional, em Brasília.
📺 Assista abaixo ao vídeo da nova campanha do Fonacate — “Já imaginou um dia sem serviço público?” — que será exibido ao longo do mês na GloboNews.


Com informações de: Ascom/Fonacate