A Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE) parabeniza o Procurador Federal associado Felipe Camarão, eleito para vice-governador do Maranhão no 1º turno.
Felipe Camarão foi eleito ao lado de Carlos Brandão (PSB), vencedor na reeleição.
A eleição do associado é comemorada pela ANAFE e representa uma importante vitória para a Advocacia Pública Federal, que terá na política um grande representante para atuar em defesa do Estado brasileiro.
BIOGRAFIA
Professor de Direito na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e procurador federal associado à ANAFE, Felipe Camarão nasceu do Rio de Janeiro, filho de um maranhense e uma carioca, e se mudou para o Maranhão ainda criança. Com apenas 23 anos, ele dirigiu o Procon/MA, cargo que voltaria a ocupar em 2011. Foi aprovado em vários concursos públicos ao longo da carreira, inclusive o de procurador federal, tendo chegado a chefe do escritório de representação da Advocacia-Geral da União no Estado e procurador-chefe da Procuradoria Seccional Federal de São Luís.
No final de 2008, foi nomeado procurador-chefe da Procuradoria Federal no Maranhão. Exerceu também o cargo de procurador-chefe da Procuradoria Federal Especializada junto ao INSS (PFE/INSS) e o de subprocurador-chefe da UFMA.
Durante o governo de Flávio Dino, a partir de 2015, Felipe Camarão foi titular das secretarias estaduais da Gestão e Previdência, de Cultura e de Governo, antes de ser nomeado em 2016 para a Secretaria de Estado da Educação, onde ficou até março de 2022, quando teve de se desincompatibilizar para concorrer às eleições para o Senado.
Durante os 6 anos como secretário da Educação, sendo considerado o gestor que permaneceu por mais tempo à frente da pasta no Estado, Felipe Camarão comandou o Programa Escola Digna, que revolucionou a educação no estado, elevou os índices educacionais e realizou cerca de 1.500 obras no setor.