Nesta sexta-feira (4), a Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE) encaminhou ofícios à Procuradoria-Geral da União, à Procuradoria-Geral Federal, e ao Secretário de Gestão Estratégica e Governança da AGU, solicitando esclarecimentos sobre a desativação do sistema Sapiens 1 e a migração para o Super Sapiens em unidades da PGU e da PGF.
Nos documentos, a ANAFE expressa preocupação com os impactos da substituição do sistema na rotina de trabalho dos membros da Advocacia Pública Federal, especialmente diante de riscos à continuidade da prestação dos serviços jurídicos. A entidade questiona quais unidades foram selecionadas para operar exclusivamente com o novo sistema, os critérios adotados para essa seleção, se os membros das equipes envolvidas já utilizam plenamente a nova plataforma, o cronograma de desligamento do sistema anterior e quais medidas de contingência estão previstas em caso de riscos judiciais.
A associação também reiterou a necessidade de que mudanças estruturais que afetem o cotidiano funcional dos Advogados Públicos sejam implementadas com planejamento, diálogo e comunicação adequada. Em ofício à Secretaria de Gestão Estratégica, a ANAFE agradeceu a abertura institucional ao diálogo e informou a criação de um grupo de associados das carreiras de Procurador Federal e Advogado da União que vem discutindo sugestões de melhorias para o Super Sapiens, a serem apresentadas oportunamente. Por fim, a entidade reafirmou seu compromisso com o fortalecimento da Advocacia Pública Federal e a busca por soluções que garantam condições adequadas de trabalho, eficiência e segurança funcional para seus membros.
Comitê de Diálogo da ANAFE sobre o Super Sapiens
A ANAFE tem atuado em todas as instâncias possíveis para garantir que a implementação do Super Sapiens ocorra de forma segura, planejada e com o devido diálogo institucional. Além disso, nessa quinta-feira (3), foi divulgada a lista de voluntários selecionados entre os associados para compor o Comitê de Diálogo sobre o Super Sapiens. O grupo será responsável por canalizar e propor demandas relacionadas à solução de problemas e ao desenvolvimento de novas funcionalidades na plataforma da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGE), conforme as necessidades apresentadas pelos associados.