Diante dos problemas enfrentados na transição do sistema Sapiens 1 para o novo “Super Sapiens”, a ANAFE notificou extrajudicialmente, nessa terça-feira (20), a Secretaria de Governança e Gestão Estratégica da Advocacia-Geral da União (AGU). A notificação, assinada em nome da entidade e com registro previsto em cartório para esta quarta-feira (21), exige providências urgentes para assegurar o pleno exercício das atribuições institucionais das carreiras da AGU.
Entre as medidas cobradas, destacam-se:
- O restabelecimento do sistema anterior para as equipes impactadas;
- A criação de uma funcionalidade que comprove a indisponibilidade do sistema;
- A garantia de que nenhum advogado público federal será responsabilizado por falhas técnicas alheias à sua atuação.
A ANAFE alerta que os problemas na transição têm comprometido a rotina de trabalho, gerado instabilidade e colocado em risco tanto o desempenho funcional dos membros da AGU quanto a própria defesa jurídica da Administração Pública.
Desde o início das dificuldades, a ANAFE tem contado com a colaboração técnica de seis associados que integram o Comitê de Diálogo sobre o Super Sapiens da entidade. O grupo, coordenado pela Diretoria de Prerrogativas, atua de forma construtiva e propositiva na interlocução com a administração para viabilizar ajustes e a implementação de funcionalidades essenciais no novo sistema.
A Associação reforça seu compromisso com a defesa das condições adequadas de trabalho para as carreiras da AGU e não descarta a adoção de medidas ainda mais firmes, caso a situação persista.