Nesse domingo (24), o Parque da Cidade foi palco da 7ª Edição do CaminhaDown, um evento marcante que celebrou o Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março. Promovida para reafirmar os direitos das pessoas com deficiência intelectual e fomentar a inclusão, a iniciativa contou com o apoio da da ANAFE.
Melina Sales, uma das organizadoras do evento, ressaltou a relevância do CaminhaDown como uma celebração para todos, enfatizando que o objetivo vai além de reunir pessoas com síndrome de Down e seus familiares. “É importante que todas as pessoas com e sem deficiência estejam juntas em busca de um mundo mais justo e contra o preconceito”, afirmou.
A caminhada tem crescido a cada edição, mostrando um interesse crescente da sociedade em se envolver com a causa da inclusão. Inspirada no tema do Dia Internacional da Síndrome de Down desse ano: ”Chega de Rótulos!”, a 7ª CaminhaDown de Brasília teve como convidados os artistas Breno Viola e Samanta Quadrado. Breno é o primeiro judoca com síndrome de Down das Américas a conquistar a faixa preta nesse esporte. Ele também é um dos protagonistas do filme Colegas (2013), e participou novamente da sequência do longa, ainda em produção, Colegas 2. Samanta é atriz e influenciadora digital nas redes sociais e YouTube com o Canal da Sassa”. A atriz participou da novela “Um Lugar ao Sol” na Rede Globo. Tanto Breno, quanto Samanta são exemplos de que rótulos e estigmas da síndrome de Down não se aplicam e que cada pessoa é única para viver sua própria história.
Para animar o evento, a banda Baião de 2, composta por músicos profissionais e alunos da APAE, trouxe sua música e alegria, demonstrando que talento e capacidade não conhecem barreiras de deficiência.
Além dessas atrações, a organização do evento preparou outras surpresas para os participantes do evento: brinquedos para criançada, discotecagem do DJ Gab – professor da PIPA- Pedagogia Inclusiva Pelas Artes, que já fez oficinas inclusivas de DJ-, a palhaça Crispina com suas bolhas gigantes, muita dança, informação e alegria.
“A CaminhaDown não é apenas uma celebração, mas um lembrete da importância contínua da luta pela inclusão e pela acessibilidade de todas as pessoas, independentemente de suas habilidades ou características. É um chamado para a construção de um mundo onde todos tenham a oportunidade de viver com dignidade e plenitude, livre de preconceitos e barreiras”, destacou a Procuradora Federal associada à ANAFE e uma das incentivadoras da ação, Simone Ambrósio.