A Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais – ANAFE, por deliberação de sua Diretoria, vem a público manifestar seu apoio à candidatura da Procuradora da Fazenda Nacional, Rita Nolasco, à vaga de Desembargadora Federal do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, destinada ao quinto constitucional da advocacia.
A partir de lista sêxtupla enviada pela OAB, os magistrados escolheram os seguintes nomes para compor a lista tríplice de candidatos: Gabriela Shizue Soares de Araujo (42 votos); Rita Maria Costa Dias Nolasco (40 votos) e Luiza Nagib (37 votos). As listas tríplices serão então enviadas ao Presidente da República, que fará a escolha final dos novos desembargadores do Tribunal.
Em sua trajetória como Advogada Pública Federal, Rita Nolasco mantém uma conduta proba e irretocável na defesa do interesse público. Sua carreira é marcada por diversas realizações e contribuições relevantes: Procuradora da Fazenda Nacional, doutora em Direito pela PUC-SP. Professora de Direito Processual Civil e Tributário, Diretora da Escola da Advocacia-Geral da União na 3ª Região, e Diretora do Instituto Brasileiro de Direito Processual. Membro da Comissão Permanente de Solução Adequada de Conflitos do CNJ e coordenadora executiva do grupo de trabalho sobre contencioso administrativo e judicial tributário do Núcleo de Estudos Fiscais (NEF) da FGV Direito SP. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa “Reforma Tributária e Jurisdição Constitucional Tributária” do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Cofundadora do Projeto Mulheres no Processo do IBDP e professora de especializações na COGEAE/PUC-SP, ESA/OAB-SP, EAGU-SP e Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo. Membro do CEAPRO, Conselho Executivo da Escola da AGU-SP, CBAr, e ex-Conselheira Estadual da OAB SP, onde também foi Vice-presidente da Comissão da Advocacia Pública. Também foi Membro das comissões de Direito Processual Civil da OAB SP e do CPC da OAB Federal.
A ANAFE reconhece a competência, a dedicação e a ética de Rita Nolasco, apoiando sua candidatura para o Tribunal Regional Federal da 3ª Região.