O Advogado-Geral da União Substituto e Secretário-Geral de Consultoria, Flavio José Roman, e a Secretária-Geral Adjunta de Consultoria, Tahiana Viviani Vieira, receberam, nesta quinta-feira (29), o Presidente da ANAFE, Vitor Pinto Chaves, para tratar de pautas de interesse das carreiras da Advocacia Pública Federal.
Entre os principais temas abordados esteve as promoções dos membros das carreiras de Advogado da União, Procurador da Fazenda Nacional e Procurador Federal. Durante a reunião, foram discutidos os entraves atualmente existentes e as possibilidades de encaminhamento para a construção de uma solução que contemple de forma equilibrada as três carreiras. A gestão informou que está avaliando alternativas e interpretações normativas para evitar gargalos e assegurar maior fluidez nos processos de progressão funcional.
Outro ponto tratado foi o Ofício nº 3/2026, encaminhado pela ANAFE ao Advogado-Geral da União, que solicita a centralização, na estrutura da AGU, dos assentamentos funcionais e das fichas financeiras de aposentados e pensionistas. A Associação destacou que a atual dispersão dessas informações em órgãos externos à Instituição tem gerado entraves operacionais e dificuldades na gestão de dados essenciais, inclusive para o funcionamento do Conselho Curador de Honorários Advocatícios (CCHA).
O Presidente da ANAFE, Vitor Pinto Chaves, destacou a importância do diálogo institucional permanente. “Seguimos atuando de forma técnica e responsável para contribuir com soluções estruturantes que valorizem as carreiras da Advocacia Pública Federal e fortaleçam a atuação da AGU”, afirmou.
Clique aqui para conferir as fotos.











