Centenas de candidatos assinam o documento que foi entregue para análise e adoção das medidas necessárias
Na manhã desta quarta-feira (19), a ANAFE realizou uma reunião com o Subprocurador-Geral Federal, Igor Lins da Costa Lourenço, e com a Diretora do Departamento de Gestão de Pessoas Substituta, Renata de Pinho, para apresentar as demandas dos candidatos dos três concursos públicos em curso da Advocacia-Geral da União (AGU) para as carreiras de Advogado da União, Procurador Federal e Procurador da Fazenda Nacional.
Representando a Associação, participaram o Presidente, Sérgio Montardo, a Diretora Executiva, Gabriela Figueiredo, a Diretora Parlamentar, Carmen Arrata, o Diretor de Assuntos Institucionais, Vitor Chaves, e o Diretor de Prerrogativas adjunto, José David Pinheiro.
“Hoje estamos aqui como porta-vozes dos candidatos e candidatas dos concursos da AGU. Nesse sentido, destacamos nosso compromisso em buscar soluções que conciliam os interesses públicos subjacentes, preservando a integridade e a legalidade dos concursos públicos, além de atender à necessidade urgente de contratar novos membros para a nossa Instituição”, explicou o Presidente da ANAFE.
Na ocasião, a ANAFE apresentou o documento que inclui um quadro comparativo, destacando as aprovações simultâneas nos concursos de 2015 e nos concursos atuais de 2023. Conforme a análise, as aprovações simultâneas nas fases objetivas e discursivas aumentaram significativamente nos concursos atuais, permaneceram em torno de 44% a 48%, enquanto, em 2015, oscilaram entre 23% e 31%.
Apresentaram, ainda, situações concretas e em potencial justificadoras do mérito administrativo da eliminação ou da flexibilização da cláusula de barreira para a convocação para a fase de prova oral.
A ANAFE colocou-se à disposição do Subprocurador-Geral Federal para cooperar e atuar em parceria na construção de uma solução que atenda de forma transparente aos interessados das partes envolvidas, pautando-se sempre pela legalidade e integridade, características fundamentais da Advocacia-Geral da União.
O Subprocurador-Geral Federal foi bastante receptivo aos pleitos apresentados. Ao final da reunião, Igor Lins, comprometeu-se em estudar as propostas apresentadas e colaborar com a atuação propositiva acerca dos certames.