Em setembro, mês dedicado à prevenção do suicídio, a Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE) lança a pesquisa de Diagnóstico dos Riscos Psicossociais relacionados ao Trabalho dos membros das carreiras da Advocacia Pública Federal. O objetivo do estudo é balizar uma política de atuação da Entidade sobre o tema.
Dessa maneira, todos os Advogados Públicos Federais, membros das quatro carreiras que compõem a Advocacia-Geral da União, ativos e aposentados, associados e não associados estão convidados a responder, até o dia 25 de setembro, o formulário disponibilizado no seguinte link: http://pesquisatrabalhar-se.com.br/anafe.
A pesquisa está organizada em três etapas: um questionário online, entrevistas individuais, e entrevistas coletivas para quem tiver interesse. Todas as informações encontram-se ao acessar o material.
A Diretora de Assuntos do Aposentado e Pensionista da ANAFE, Fátima Mendes, explica que a pesquisa vai mapear e orientar as ações da Associação junto com demais entidades em prol da saúde mental dos Advogados Públicos Federais.
“É um questionário longo e profundo que vai identificar não só situações de jornada exaustivas, mas também outras situações de longa data, além de nos auxiliar junto aos colegas aposentados por conta de situações verificadas ainda na pandemia. Convidamos todos a preencherem o questionário que será de grande valia e definitivamente um bom instrumento para espelhar a situação que vivem os Advogados Públicos Federais. Esse é um compromisso da ANAFE com os membros das carreiras ao orientar nossas ações. Gostaríamos de contar com a colaboração de todos”, afirma.
O Presidente da ANAFE, Lademir Rocha, afirma que a saúde mental dos membros da AGU receberá ainda mais atenção. “ Essa iniciativa visa complementar e aprofundar questões cobertas pelo Projeto Jornada Exaustiva (PJE) com objetivo de instruir as ações assistenciais, políticas e jurídicas da ANAFE, em defesa dos Advogados Públicos Federais, de suas prerrogativas e de sua saúde e integridade laboral”, explica.