Em reunião realizada na segunda-feira (4), o Presidente da ANAFE, Sérgio Montardo, e o Diretor de Assuntos Institucionais, Vitor Chaves, foram recebidos pela Procuradora-Geral Federal, Adriana Maia Venturini, a Chefe de Gabinete, Renata de Carvalho, e o Diretor do Departamento de Gestão e Cálculos, Rodrigo Saito Barreto, para discutir importantes temas relacionados à carreira de Procurador Federal.
Na pauta do encontro, destacaram-se questões fundamentais como o teletrabalho e o concurso público da carreira. Os representantes da ANAFE apresentaram os pleitos e preocupações da base associativa. Em relação ao teletrabalho, os dirigentes da Procuradoria-Geral Federal (PGF) informaram que está sendo realizado um redimensionamento do texto para maturação.
Segundo eles, a intenção é que as associações atuem como interlocutores qualificados para contribuir com o aprimoramento do texto, visando estabelecer regras justas e um gerenciamento adequado das atividades, garantindo qualidade e segurança no trabalho dos colegas, inclusive com resguardo pela corregedoria.
Além disso, discutiram-se termos da Portaria PGF nº 720, que trata da lotação e exercício dos Procuradores Federais, bem como da remoção para o deslocamento de lotação ou exercício no âmbito da Procuradoria-Geral Federal.
A ANAFE expressou preocupação com a Portaria Normativa 125, apontando incertezas e retrocessos, como mecanismos de controle pessoal relacionados à presença e percentuais rígidos de teletrabalho, discordantes com a realidade e estruturas já estabelecidas.
Quanto ao concurso público, tanto a PGF quanto a ANAFE reiteraram o compromisso em atuar para a convocação do maior número possível de aprovados, oferecendo apoio e acompanhamento contínuo para essa finalidade.