Proteção e transparência foram os temas centrais da reunião entre a ANAFE e o Ouvidor-Geral da AGU, Francis Christian Alves Bicca, juntamente com a ouvidora-substituta, Débora Cristina de Carvalho Rodrigues, e a assessora técnica, Maria Amélia Borne Biscarra, ocorrida nesta terça-feira (16), na sede da Associação.
Abordaram-se questões fundamentais para os Advogados Públicos Federais e o fortalecimento institucional. Destacando as conquistas coletivas e o amadurecimento das carreiras, a ANAFE, representada pelo Diretor de Assuntos Institucionais, Vitor Chaves, destacou que a associação é pioneira em compliance e LGPD, atuando com profissionalismo nessa área em comum com as ações da ouvidoria. Além disso, apresentou as comissões institucionais como ferramentas essenciais, tanto internamente quanto para a sociedade, nas pautas de maior importância. “As comissões desempenham um papel crucial no estudo, análise e suporte às ações da ANAFE dentro de suas respectivas áreas de atuação”, explicou.
Francis Bicca destacou a importância de uma associação forte e apresentou planos para ampliar demandas internas, promovendo a utilização da ouvidoria. Ele salientou o compromisso em aprimorar processos, reduzir tempos de resposta e aumentar a satisfação na AGU.
O Presidente da ANAFE, Sérgio Montardo, reiterou o apoio da Associação na divulgação do canal da Ouvidoria, enfatizando a importância da parceria nas pautas que são complementares e de mútuo interesse com a Ouvidoria-Geral da AGU. “Estamos firmemente comprometidos com a proteção das associadas e associados, intensificando esforços no combate ao assédio, à sobrecarga de trabalho e implementando estudos e ações dedicadas à saúde mental.”
SAIBA MAIS SOBRE A OUVIDORIA-GERAL DA AGU
A Ouvidoria-Geral da Advocacia-Geral da União é um canal aberto ao cidadão, às instituições e aos servidores das áreas administrativas e jurídicas da Advocacia-Geral da União. Possui a incumbência de receber, examinar e encaminhar denúncias, reclamações, elogios, sugestões, solicitações de providências e pedidos de simplificação de serviços públicos relacionados às áreas de atuação da AGU, bem como receber pedidos de acesso à informação, prestar informações e esclarecer dúvidas, entre outros.
Entre em contato com a Advocacia-Geral da União (AGU) por meio de sua Ouvidoria. Todas as manifestações de ouvidoria são registradas na Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (Fala.BR). A plataforma permite o registro, acompanhamento e o recebimento de respostas de forma segura e simples.