O presidente da ANAFE, Marcelino Rodrigues, participou, na tarde dessa terça-feira (14), de reunião com as entidades afiliadas ao Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate). Na oportunidade um dos destaques da pauta foi o debate sobre a Proposta de Emenda à Constituição nº 6/2019, que trata da reforma da Previdência.
Ao início da reunião, o presidente do Fonacate, Rudinei Marques, informou sobre o andamento das emendas elaboradas pelo Fórum que tratam de temas como: desconstitucionalização das regras previdenciárias, idade mínima, regras de transição, pensão por morte e alíquotas de contribuição dos servidores públicos.
As entidades afiliadas ao Fonacate já começaram, inclusive, a coletar assinaturas para as emendas. É necessário o apoio de, no mínimo, 1/3 dos deputados (171) para que as emendas sejam protocoladas na Secretaria da Comissão Especial da PEC 6/2019.
Em seguida, os presentes dialogaram sobre a comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa o mérito da Proposta de Emenda à Constituição 6/2019 e definiram estratégias para atuação parlamentar. A Medida Provisória (MP) 873/2019, que impede o desconto em folha da contribuição sindical, também esteve na pauta da reunião.
COMUNICAÇÃO
Desde a apresentação da primeira proposta de reforma da Previdência, o Fórum tem atuado em favor da Previdência Social e do resguardo dos direitos dos servidores públicos em geral. Na Globo News está sendo veiculado um vídeo que alerta para os prejuízos da proposta.
Além disso, foi lançado um site que apresenta textos, vídeos, materiais que visam esclarecer sobre os principais aspectos da reforma da Previdência e o calendário de ações de mobilização. Outra estratégia de comunicação que deve ganhar força nos próximos dias é a utilização das mídias sociais.
Clique aqui e confira o site “A Previdência é Nossa”.