A ANAFE – Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais – concluiu, nesta segunda-feira (2), a enquete que teve como objetivo ouvir os Procuradores do Banco Central a respeito do modelo de vinculação administrativa da Procuradoria do Banco Central. Realizada entre os dias 26 de novembro e 2 de dezembro, a iniciativa buscou mapear as preferências da carreira e fomentar o debate sobre o tema.
O resultado da consulta revelou amplíssima preferência pelo modelo de vinculação administrativa exclusiva à Advocacia-Geral da União (AGU), ou que, ao menos, assegure o mesmo tratamento conferido à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). Essa opção foi escolhida por 121 participantes, representando 96% dos votos.
Confira o resultado detalhado:
• Modelo atual: 4 votos (3,2%).
• Modelo de vinculação administrativa exclusiva à AGU ou equivalente ao da PGFN: 121 votos (96%).
• Incorporação à Procuradoria-Geral Federal (PGF): 1 voto (0,8%).
A Coordenadora da Carreira de Procurador do Banco Central da ANAFE, Conceição Maria Leite Campos Silva, destacou o compromisso da associação em representar os interesses de seus associados e fomentar debates que contribuam para o fortalecimento da carreira e das instituições.
Segundo ela, o resultado da enquete será uma referência fundamental para embasar futuras discussões sobre o modelo administrativo da Procuradoria do Banco Central.