Nessa quinta-feira (20), a Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE) reuniu-se com representantes da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGE) da Advocacia-Geral da União (AGU) para discutir o andamento do projeto Super Sapiens.
Participaram da reunião o Presidente da ANAFE, Vitor Pinto Chaves, o Diretor de Prerrogativas, Diogo Tristão, e o Diretor Jurídico, Thiago Bolzani. Pela SGE, estiveram presentes o Secretário de Governança e Gestão Estratégica, Caio Castelliano, e o Chefe do Departamento de Inteligência Jurídica e Inovação, Cláudio Braga.
O encontro teve como objetivo principal expressar as preocupações e expectativas dos membros da ANAFE em relação à implementação do Super Sapiens e obter informações atualizadas sobre o progresso do projeto. O Diretor Jurídico da associação enfatizou a importância de um diálogo eficaz entre a SGE e os membros da associação, para garantir que todos sejam ouvidos e tenham a oportunidade de contribuir para o processo.
O Presidente da ANAFE ressaltou a necessidade de que as funcionalidades mínimas sejam asseguradas antes da transição definitiva, especialmente para as equipes que atuam em contencioso de massa.
Segundo os representantes da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica, a tecnologia utilizada no Sapiens 1 é obsoleta, o que impede sua atualização e amplia fragilidades, como vulnerabilidades a invasões externas. Enfatizaram que não há um cronograma definido e que as equipes que entrarão agora no novo sistema são aquelas cujos usuários já estão familiarizados com a plataforma e que lidam com um baixo volume de processos.
Por fim, garantiram que o ingresso das equipes de contencioso de massa só ocorrerá após testes e correções de erros nas etapas, sem indicação de prazo para tanto. Além disso, a SGE se colocou à disposição para se reunir com um grupo de associados e ouvir relatos de problemas concretos na utilização do sistema.