A ANAFE promoveu, nesta quinta-feira (28), live para apresentar aos associados os resultados mais recentes da atuação parlamentar no Congresso Nacional e avaliar o cenário político em torno da Reforma Administrativa.
Durante a transmissão, o Presidente da ANAFE, Vitor Pinto Chaves, destacou que, apenas nos últimos dias, a entidade esteve em contato com mais de 40 parlamentares. “Notamos no Congresso uma ampla desinformação sobre o regime remuneratório na AGU, o que reforça a necessidade de seguir com esses diálogos. O trabalho foi fundamental para identificarmos parlamentares parceiros que atuarão conosco, inclusive antes da divulgação do texto”, afirmou.
Chaves também fez uma análise do momento político, ressaltando que a posição do governo em relação à Reforma Administrativa ainda é incerta. “Se por um lado falamos em avanços, por outro, não há patrocínio, já que é uma proposta conduzida pela Câmara dos Deputados, com diretrizes ainda muito móveis”, avaliou. Segundo ele, a tendência é de dificuldade para a tramitação, sobretudo em um ano pré-eleitoral e diante da impopularidade do tema entre parlamentares que vislumbram disputar cargos em 2026.
O Diretor Parlamentar da ANAFE, Brivaldo Junior, reforçou o caráter estratégico da atuação da associação no Legislativo e o papel da mobilização coletiva. “Precisamos criar uma relação de confiança com o Parlamento, onde todos atuem juntos. Esse movimento fortalece a imagem e a credibilidade da ANAFE, que já dialogou diretamente com mais de 200 parlamentares”, destacou.
A live também permitiu que os associados tirassem dúvidas sobre a Reforma Administrativa e sobre o trabalho associativo, fortalecendo o diálogo direto entre a ANAFE e sua base.