A ANAFE participou, na tarde dessa quarta-feira (24), do evento do Dia Nacional em Defesa do Servidor Público, promovido pelo Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (FONACATE), em parceria com a Frente Servir Brasil e o Movimento Basta. Na ocasião, parlamentares e dirigentes das Entidades que integram o Fórum ressaltaram os problemas que a Reforma Administrativa e a PEC Emergencial podem trazer para os servidores públicos do País.
O Presidente da ANAFE, Lademir Rocha, salientou que a mobilização tem o objetivo de conscientizar a população a respeito dos aspectos nocivos que advêm das “reformas regressivas” atualmente em curso no Brasil. De acordo com ele, a Reforma Administrativa trata-se de uma contrarreforma.
“A Reforma Administrativa é algo que acaba com a estabilidade do servidor público, uma garantia da sociedade, e abre espaço para que o serviço público no país seja dominado por interesses clientelistas na medida em que amplia a hipótese de contratação de servidores sem concurso público, apenas por indicação política. Convidamos a população a se inteirar desses processos que estão em curso, para conseguirmos reverter a desconstrução dos serviços públicos no Brasil”, afirmou, Lademir.
Outro ponto levantado pelo Presidente da ANAFE foi a recente aprovação da PEC Emergencial. “Apresentada com o pretexto de conceder recursos públicos para o auxílio emergencial, esta PEC, na verdade, congela investimentos na área de educação, desenvolvimento, assistência social e saúde, inclusive. Além disso, congela os vencimentos dos servidores públicos por um prazo indeterminado de tempo, podendo chegar a até 15 anos”, explicou.
Diversos parlamentares estiveram presentes no evento, apontando a importância do trabalho dos servidores públicos e destacando sua atuação durante a pandemia. O deputado federal Professor Israel Batista (PV-DF), que também é coordenador da Frente Servir Brasil, ressaltou que este é um momento é de mobilização. “Se não fizermos pressão, o mesmo trator que passou na PEC 186 vai passar na Reforma Administrativa. Se for aprovada como está, esta reforma não irá atingir somente os servidores públicos, mas toda a sociedade, que necessita de atendimento público e assistência social”, ressaltou.
Além dele, também discursaram os deputados federais Tadeu Alencar (PSB-PE), Erika Kokay (PT-DF), Alessando Molon (PSB-RJ), Glauber Braga (PSOL-RJ), José Guimarães (PT-CE – Líder da Minoria), Paulo Paim (PT-RS), Fábio Trad (PSD – MS), Paulinho da Força (PDT-SP), Samia Bonfim (PSOL–SP), entre outros.
Assista ao evento completo:
Confira a participação do presidente da ANAFE: