Dirigentes da Secretaria-Geral de Consultoria da AGU promoveram, nesta quarta-feira (13), a 3ª Reunião Ordinária da Comissão de Diálogo com Entidades Representativas da Advocacia Pública. Representando a ANAFE, estiveram presentes Sérgio Montardo, presidente, Carmen Arrata, Diretora Parlamentar, e Vitor Chaves, Diretor Institucional. O encontro reuniu, ainda, representantes de entidades dos membros e servidores da Instituição.
A Secretária-Geral de Consultoria da AGU, Clarice Calixto, deu início à reunião, destacando o crescimento institucional da Advocacia-Geral da União e expressando gratidão pelo engajamento das entidades no canal de diálogo. Ela delineou a pauta da reunião, que abordou propostas voltadas à saúde mental dos membros e servidores, pesquisa de clima organizacional, calendário de migração do Sapiens, utilização de inteligência artificial na AGU e o teletrabalho para os membros.
Simone Alves Cardoso, Coordenadora-Geral de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho – CGQVT, apresentou propostas voltadas para a saúde mental dos membros e servidores, baseadas nos resultados da pesquisa conduzida pela ANAFE, que teve como objetivo avaliar os fatores de risco e proteção relacionados à saúde mental no ambiente laboral, abrangendo tanto membros ativos quanto aposentados das carreiras da AGU.
A ANAFE propôs políticas e práticas institucionais direcionadas à promoção da saúde mental e à prevenção de problemas nesse contexto de trabalho, utilizando os resultados obtidos como base.
Simone Alves Cardoso detalhou as ações em andamento, incluindo palestras de sensibilização, escutas técnicas, estudos para distribuição de vagas de membros, desterritorialização e nacionalização das atividades para equalização da carga de trabalho. Além disso, mencionou pesquisas em curso para avaliar a qualidade de vida no trabalho na Instituição, previsão de concursos públicos para membros e administrativos, e um termo de parceria com a Associação Brasileira de Psiquiatria. Ela também discutiu os desafios para 2024.
O Presidente da ANAFE ressaltou a importância de considerar que os integrantes das carreiras têm hoje uma média de idade em torno dos 50 anos, muitos próximos da aposentadoria, sem a preparação necessária para antecipar as mudanças que a Instituição enfrentará. Ele enfatizou a necessidade de atenção especial aos colegas que envelhecem e enfrentam desafios físicos no ambiente de trabalho, defendendo uma abordagem mais ampla para enfrentar essa realidade.
O Secretário de Governança e Gestão Estratégica, Alexandre Colares, anunciou a realização de uma live na próxima sexta-feira (15) para esclarecer dúvidas dos colegas. De acordo com ele, a live vai abordar os motivos tecnológicos que impõem e incentivam mudanças, as novidades do Super Sapiens, distinção entre o Super Sapiens e o uso dos dados gerados por ele, cronograma e acompanhamento de migração, projeto de centrais de apoio digital e serão respondidas às perguntas via chat.
Sérgio Montardo reiterou a importância do tema em destaque, agradecendo o reconhecimento dos diagnósticos apresentados pela ANAFE, os quais têm sido continuamente compartilhados e analisados. Ele enfatizou a recepção de centenas de contribuições de todo o país para auxiliar nesse processo.
No âmbito do teletrabalho, a Secretária-Geral de Consultoria Adjunta, Tahiana Viviani Vieira, apresentou um compilado da análise das contribuições das associações, sendo que cerca de 90% das propostas enviadas pela ANAFE foram atendidas.
“É importante frisar que as propostas que foram colocadas derivam da manifestação dos colegas que participaram da nossa consulta sobre o tema, portanto ressalto a legitimidade das premissas que vieram dos colegas das bases”, afirmou Montardo.