Para homenagear as advogadas e os advogados, a Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE) teve a honra de receber o pensador brasileiro Roberto Mangabeira Unger, renomado professor da Universidade de Harvard (EUA) com a palestra “A Tarefa da Advocacia Pública”. O encontro marcou as comemorações do Dia da(o) Advogada(o), celebrado neste dia 11 de agosto.
“Celebramos essa data há quase 200 anos. Essa profissão que escolhemos, essa profissão que tanto nos orgulha e que faz da nossa existência, que traz em seu DNA a luta, a capacidade de diálogo, a defesa do Estado democrático, das pessoas mais desvalidas, mas, acima de tudo, a defesa da Justiça”, afirmou o Presidente da ANAFE, Sérgio Montardo.
O Adjunto do Advogado-Geral da União e associado à ANAFE, Flávio José Roman, aproveitou a ocasião para cumprimentar todos e todas, especialmente os membros da Advocacia Pública. “Cumprimento cada um, parabenizando pela atuação exemplar e ressalto a atuação do dia 8 de janeiro de 2023. Quando mais se precisou da defesa da democracia, foram os Advogados Públicos os primeiros a aparecerem na linha de defesa e atuarem pela defesa da democracia perante o STF”.
Roman também transmitiu o recado do Advogado-Geral da União, Jorge Messias, de que a gestão tem tentado aprender com o espírito agregador da ANAFE. “Temos funcionado de portas abertas integrando as diversas carreiras que compõem a Advocacia-Geral da União, assim como a Associação foi receptiva com a minha querida APBC, a gente tenta aprender e ser integrativo e cooperativo com todas as carreiras”, finalizou.
A mediação da palestra ficou sob a responsabilidade do Diretor de Assuntos Institucionais da ANAFE, Vitor Chaves, ao lado da Advogada da União associada, Flávia Santiago. “O diálogo com o professor Mangabeira nos auxilia a pensar nas prioridades de atuação das carreiras da AGU em cenário de grandes transformações decorrentes do impacto das novas tecnologias e das novas formas de organização do trabalho jurídico”, confirmou Vitor.
Com vasta experiência no cenário intelectual e político, Mangabeira ocupou por duas vezes o cargo de ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, trazendo consigo uma expertise singular para abordar temas relevantes ao futuro do país, como o papel da Advocacia Pública.
Quebrando qualquer protocolo, Mangabeira decidiu não fazer um discurso formal, mas apresentar três conjuntos de ideias. “O primeiro com o rumo do Brasil, de onde estamos. O segundo, com o rumo do pensamento jurídico no mundo e como nós devemos relacionar com as opções colocadas para nós e o terceiro, com as agendas apropriadas para os advogados públicos e para os tribunais superiores”, listou o professor.
O evento também contou com as participações de diversos membros da Advocacia Pública Federal; da Procuradora-Geral da Fazenda Nacional, Anelize de Almeida; Secretária-Geral de Consultoria da AGU e associada, Clarice Calixto; da Secretária-Geral de Consultoria Adjunta e associada, Tahiana Viviani Vieira; do Secretário de Controle Interno da AGU e associado, Diogo da Silva; da chefe de gabinete do Advogado-Geral da União, Leila de Morais; e dirigentes de entidades como o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz); a Associação Nacional dos Membros das Carreiras da Advocacia-Geral da União (ANAJUR); e a Associação dos Advogados Públicos Federais do Brasil (APAFERJ).
Assista a palestra completa: