Encontro foi uma homenagem à instituição da Lei Orgânica da Advocacia-Geral da União, ocorrida em 10 de fevereiro de 1993
A Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE) celebrou, nessa quinta-feira (29), a carreira de Advogado da União com um evento em sua sede, localizada no Lago Sul. O presidente, Sérgio Montardo, recebeu os convidados e membros essenciais da carreira numa oportunidade única para compartilhar informações, relembrar momentos históricos, discutir desafios e vislumbrar futuros avanços.
Em seu discurso, Montardo reforçou a importância dos colegas que contribuíram, contribuem e contribuirão para a construção da constituição. “É extremamente gratificante quando relembramos a palavra democracia. Trinta anos após sua instituição, ainda é tema de relevância. É meu desejo que os colegas que ingressam na instituição mantenham sempre a democracia em mente, pois é isso que fortalecerá nossa instituição”, afirmou.
“Como servidores públicos em um país com tantas carências, nosso compromisso primordial é prestar o melhor serviço possível. Conhecemos as dificuldades enfrentadas pela população e é nossa responsabilidade sermos competentes e trabalharmos de forma coletiva. Esse compromisso não deve se limitar aos últimos 30 anos, nem aos próximos 30, mas sim ser contínuo”, complementou Montardo.
Para Rebeca Leão, Chefe de Gabinete da Procuradoria Geral da União, é sempre um grande desafio falar da PGU. “Hoje somos 924 advogados da União. Para os recém-chegados, essa é uma grande porta de entrada. Essa data nos faz refletir sobre todo o caminho que atravessamos para chegar nessa envergadura e sobre os desafios que temos como advogados. Olho para trás e vejo como mudou nossa mentalidade: nossa interlocução com outras instituições é essencial. Buscamos nos tornar uma advocacia mais humana, que acolhe, mais ampla”, pontuou.
“Vejo um espaço de crescimento formidável. Os desafios que temos enfrentado e as inovações que temos oferecido são a marca que estamos nos dedicando pela melhoria do país. Sou muito feliz de participar da advocacia pública e ser mentor desses processos”, complementa o também convidado da roda de conversa, Cesar Carrijo, Secretário de Atos Normativos do Gabinete do Advogado-geral da União.
A Secretária-Adjunta de Contencioso, Andréa Dantas, compartilhou com os presentes os principais desafios da profissão. “Entender o seu papel e a sua importância diante da mudança do ator de quem trabalha: esse é o principal desafio do advogado público. O advogado público precisa entender que não é sobre ganhar ou perder, é sobre resolver um conflito. Se ele está resolvido, você é um vencedor”, garantiu.
Finalmente, a Secretária-Geral de Consultoria Clarice Costa adiantou os planos para 2024: o lançamento de um mapa estratégico da AGU. “O que está lá é um resumo do que falamos aqui hoje. A democracia importa e a solução é o nosso papel. Quando pensamos no futuro, pensamos num profissional de cabeça aberta, diverso. Vejo um belíssimo futuro para a carreira como um tudo”.
CELEBRANDO TRAJETÓRIAS
Numa segunda roda de conversa mediada pelo advogado da União e Diretor de Prerrogativas Adjunto da ANAFE, José David Silvério, sobre experiências na carreira de advogado da União, nomes experientes e recém-chegados na profissão compartilharam suas percepções, histórias e conquistas na AGU. “Construir uma instituição (AGU) composta por quatro carreiras que, historicamente, não têm a mesma dignidade e ainda hoje vivem conflitos internos é um grande desafio. É preciso, portanto, que o respeito e harmonia sejam recíprocos e intangíveis. Só assim construiremos a AGU que queremos e sonhamos. Afinal, somos todos AGU”, pontuou.
Jarbas dos Reis, Advogado da União e Presidente da ANAJUR, relembrou os primórdios da AGU e contou aos presentes os desafios enfrentados na profissão e as mudanças que tanto o animam ao seguir. “Muitos brincam que eu enrolo para me aposentar, mas sei que sempre temos muito a transformar. Me sinto animado pelos novos rostos que estão entrando e esperançoso por todas as mudanças propostas que visam o crescimento da instituição”.
Também presente no evento, a Advogada da União, Micheline Forte, fez um panorama desde quando ingressou na profissão até os dias atuais. “Tenho muito orgulho do que fomos e do que somos”, celebrou.
Aprovado no vigente concurso de Advogado da União, Herbert participou da roda de conversa afirmando que a AGU é seu norte há pelo menos dez anos. “Minha vida tem sido conduzida nesse rumo ao objetivo que estamos consolidando nessa etapa final agora. O que pude observar em todos os meus mentores foi a vontade de fazer melhor pelo interesse público e pelo Brasil”.
“Quando entrei na AGU foi uma felicidade enorme. Estamos em diversas discussões de refinamento e chegou a nossa hora de darmos a nossa parcela de contribuição”, finalizou a Advogada da União Erica Izabel Costa.
O evento contou com a presença de diversos membros e dirigentes da AGU, tais como a Procuradora-Geral Federal, Maia Venturini; o Adjunto do Advogado-Geral da União, Flávio José Roman; o Corregedor-Geral, Heráclio Mendes de Camargo Neto; o Ouvidor-Geral da Advocacia-Geral da União, Francis Bicca; o Consultor Jurídico do Ministério do Trabalho e Emprego, Ricardo Panquestror e sua Adjunta, Karla Margarida. Além disso, aprovados e aprovadas no concurso da carreira também prestigiaram e enriqueceram a comemoração.