Nesta quinta-feira (3), o Ex-Presidente da República José Sarney recebeu a visita de representantes da Advocacia Pública em sua residência. O encontro contou com a presença de dirigentes da Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE), da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (ANAPE), da Associação Nacional dos Procuradores Municipais (ANPM) e do Forvm Nacional da Advocacia Pública.
Participaram da reunião o Presidente da ANAFE, Vitor Chaves; o Presidente da ANAPE, Vicente Braga; a Presidente da ANPM, Anne Karole Fontenelle de Britto; o Presidente do Forvm Nacional da Advocacia Pública, Clovis Andrade; e o Representante Estadual da ANAFE, Georgino de Melo e Silva, amigo do ex-presidente José Sarney, que intermediou a agenda.
Durante o encontro, os membros das entidades entregaram a Sarney o convite para participar do projeto “Advocacia Pública e Constituição: Um Projeto Inacabado”, que será realizado no dia 7 de maio de 2025, em Brasília. O evento contará com um seminário sobre a modernização da Advocacia Pública e uma mobilização no Congresso Nacional em defesa da autonomia orçamentária da categoria, prevista na PEC nº 17/2024.
José Sarney agradeceu a visita e destacou a importância da Advocacia Pública para o fortalecimento das instituições democráticas. “Fico honrado com o convite e reafirmo meu respeito pelo papel essencial da Advocacia Pública na defesa do interesse público e do Estado Democrático de Direito”, afirmou.
Além de aceitar o convite, José Sarney será condecorado com a Medalha Ulysses Guimarães durante o seminário, em reconhecimento à sua trajetória e contribuição para a democracia brasileira.