Nesta quarta-feira (20), o Diretor Parlamentar da ANAFE, Brivaldo Santos, e o Diretor de Comunicação Adjunto, Pablo Bezerra, acompanharam os desdobramentos de pautas legislativas no Congresso Nacional.
A Proposta de Emenda à Constituição nº 65, de 2023 (PEC 65/2023), que trata da autonomia financeira, orçamentária e administrativa do Banco Central, estava prevista para apreciação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. No entanto, o presidente da CCJ, senador Otto Alencar, encerrou a sessão sem que houvesse deliberação sobre o texto. Durante a reunião, o Diretor Parlamentar aproveitou para dialogar com parlamentares, entre eles o senador Jorge Seif (PL-SC).
Sem a presença do relator, o texto da PEC não pôde ser lido nem substituído por outra pessoa, o que adiou automaticamente sua apreciação. O relator anunciou que apresentará o relatório na próxima semana. De acordo com o rito do Senado, a matéria precisará ser pautada novamente, o que nem sempre ocorre de forma imediata.
Paralelamente a essa pauta específica, a ANAFE manteve sua agenda de atuação no Congresso, com foco nas discussões sobre a Reforma Administrativa. Representando a associação, na terça-feira (19), o Diretor Parlamentar, Brivaldo Santos, a Diretora Jurídica Adjunta, Amanda Geracy, e o Representante Estadual no Distrito Federal, Bruno de Maria, reuniram-se com os Deputados Federais Ismael (PSD-SC), Dr. Frederico (PRD-MG), Túlio Gadêlha (REDE-PE) e Waldemar Oliveira (Avante-PE).
Além dos encontros com parlamentares, a ANAFE promoveu reuniões com assessorias legislativas e entregou convites para os próximos Cafés Parlamentares que ocorrerão nos estados, reforçando a interlocução institucional e o compromisso da entidade em manter um diálogo constante e construtivo com o Parlamento.