Dentro do protagonismo da AGU, a Associação tem atuado de forma propositiva junto ao governo
Na tarde dessa quarta-feira (8), o Presidente da ANAFE, Sérgio Montardo, o Diretor de Assuntos Institucionais, Vitor Chaves, o Diretor Jurídico, Daniel Menezes, e a Diretora Executiva adjunta, Maiana Pessoa, estiveram reunidos com o secretário da Secretaria Extraordinária para a Transformação do Estado do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGISP), Francisco Gaetani.
A pauta da reunião foi a abertura do diálogo propositivo e sugestões para aumentar a eficiência das instituições públicas na prestação de serviços para a sociedade. O encontro foi iniciado com uma breve apresentação feita pelos dirigentes da Associação, com histórico sobre a evolução das carreiras que integram a Advocacia-Geral da União. O secretário demonstrou seu conhecimento sobre a Advocacia Pública Federal, afirmando que o papel da AGU deve ser de construir alternativas para as diversas áreas do Estado.
A Diretora Executiva adjunta da ANAFE, que foi aluna de Francisco Gaetani, destacou que a Advocacia-Geral da União está investindo na formação em gestão e políticas públicas visando avançar e melhorar nessas áreas.
De forma conjunta, os participantes da reunião debateram sobre diversos temas envolvendo a Instituição e o Estado. Também expuseram problemas como a falta de carreira de apoio, tecnologia e investimento na AGU.
Daniel Menezes destacou que a ANAFE tem se movimentado para se voltar e se mostrar para a sociedade. Destacou pautas defendidas recentemente pela Associação como a alteração legislativa que retira o voto de qualidade do Carf e as comissões temáticas internas para estudar e apresentar propostas em temas como aperfeiçoamento do Estado e fiscal.
Ao final do encontro, o secretário da Secretaria Extraordinária para a Transformação do Estado do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos disse que tem interesse em receber as propostas da ANAFE em prol de um órgão mais moderno e eficiente. “Queremos e vamos procurar vocês para discussões de temas e reformas importantes. Tragam, proponham, nos ativem e sugiram pautas.”