O site Última Instância publicou no fim da tarde de ontem, matéria em que o Diretor-Geral da UNAFE, Luis Carlos Palacios, elogia a afirmação da Presidente Dilma Rousseff, sobre uma possível indicação de um advogado público federal para diretoria jurídica da Conab. A informação foi divulgada pelo Jornal de Brasília desta quarta-feira, 10/08.
Veja abaixo a matéria na íntegra:
Unafe elogia possível indicação de advogado público federal para diretoria jurídica da Conab
Thassio Borges
A notícia, publicada nesta quarta-feira (10/8) pelo Jornal de Brasília, de que a presidenta Dilma Rousseff estuda nomear um advogado público federal para a diretoria jurídica da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) foi elogiada por Luiz Carlos Palácios, diretor-geral da Unafe (União dos Advogados Públicos Federais do Brasil).
Para Palácios, a decisão da presidenta, caso seja confirmada, enaltece o trabalho dos profissionais da AGU (Advocacia Geral da União). “Essa decisão é importante porque indica que ela [Dilma] quer trocar por técnicos pessoas colocadas no cargo de forma política. Percebemos que o governo vem reconhecendo que os profissionais da AGU têm capacidade técnica e moral para resolver problemas na administração pública”, afirmou.
Apesar de elogiar a sugestão de Dilma, Palácios salientou que “não há obrigatoriedade legal para que postos jurídicos sejam ocupados por advogados da União na Conab”, por se tratar de uma empresa pública. Na sua avaliação, no entanto, essa seria uma obrigação de órgãos como o Itamaraty, que tem a prática de contratar escritórios de advocacia privados.
Sem confirmação
Dilma teria pedido a nomeação de um advogado da União para o cargo numa conversa com o ministro da Agricultura, Wagner Rossi. Ainda segundo a notícia, Dilma já teria, inclusive, avisado Luís Inácio Adams, Advogado-Geral da União, que ele teria de ceder alguém da entidade para a Conab.
Última Instância entrou em contato com a assessoria do gabinete da Presidência, que não confirmou as informações.