No dia 17 de agosto será relançada, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Advocacia Pública. Mais de 230 deputados federais e senadores aderiram à iniciativa, com o compromisso de apoiar as carreiras da Advocacia Pública no cenário político nacional.
O empenho da União dos Advogados Públicos Federais do Brasil – UNAFE em aproximar as causas da Advocacia Pública da atuação parlamentar foi o fundamental para o relançamento da Frente. Em pouco mais de seis meses, os diretores da UNAFE realizaram mais de 100 visitas a parlamentares, na luta pela valorização da carreira e a sua divulgação no Congresso Nacional.
Essa aproximação repercutiu positivamente em pronunciamentos oficiais de senadores e deputados, que se engajaram favoravelmente às causas da Advocacia Pública. O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), por exemplo, em pronunciamento, listou trabalhos de importância desenvolvidos pela Advocacia-Geral da União e defendeu a sua independência. O discurso foi feito a pedido do diretor-geral da UNAFE, no aniversário dos 18 anos da instituição.
Já o deputado federal Amauri Teixeira (PT-BA), durante discurso oficial, elogiou a Cartilha “Por Dentro da Advocacia Pública”, elaborada pela UNAFE, e solicitou a inclusão do impresso nos anais da Casa. O deputado também destacou, em outro discurso, a atuação dos advogados públicos federais na defesa dos interesses do Estado brasileiro e das obras públicas para os grandes eventos (PAC, Copa do Mundo e Olimpíadas).
O apoio às carreiras se reflete também em compromissos assumidos por deputados de renome dentro da Casa. A exemplo, um dos deputados mais influentes no Congresso Nacional, o parlamentar Aldo Rebelo (PCdoB-SP), assumiu a coordenação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Advocacia Pública.
Outros quatro deputados também vão compor a Frente no seu funcionamento: José Guimarães (PT-CE), Roberto Policarpo (PT-DF), Fábio Trad (PMDB-MS) e Alessandro Molon (PT-RJ), que em sinal de reconhecimento da importância do trabalho exercido pelas carreiras da Advocacia Pública, assumiram subcoordenações importantes da Frente, que vão viabilizar um melhor desenvolvimento dos trabalhos.
A Frente será relançada com o apoio das três entidades da Advocacia Pública: UNAFE (Federal), ANAPE (Estadual) e ANMP (Municipal).Também apoiam o evento as 27 entidades estaduais filiadas a ANAPE, e as 34 filiadas à Associação Nacional dos Procuradores Municipais-ANPM.
O relançamento da Frente está marcado para o dia 17 de Agosto de 2011, às 14h, no plenário 1 do Anexo 2 da Câmara dos Deputados.