Tema fez parte de uma série de palestras de conscientização para o Setembro Amarelo.
A noite dessa quarta-feira (29), deu sequência a programação de conscientização do público e associados para o Setembro Amarelo. A Comissão da Mulher da ANAFE, em parceria com o Centro de Estudos da associação promoveu a palestra “Exaustão Emocional: o que é e como lidar?”. O evento contou com a participação da médica do Hospital das Clínicas Mogi das Cruzes, Fabiana Calhes, da instrutora de meditação, Julia Duarte, e da advogada da União, Carolina Sausmikat.
Você sabia que a exaustão emocional é um estado de se sentir emocionalmente esgotado como resultado do estresse acumulado na vida pessoal e profissional? Em tempos difíceis, ela pode surgir a partir do estresse elevado. Estudos mostram que 5 minutos de raiva e estresse pode impactar seu sistema imunológico por até 10 horas.
“Na pandemia percebemos com mais força e vigor que tínhamos muita coisa para fazer. Hoje, por exemplo, vemos supermulheres que querem cuidar de tudo e na verdade estão esgotadas”, pontuou a mediadora Herta Rani.
“O Brasil é o segundo país mais ansioso do mundo”, iniciou a médica do Hospital das Clínicas Mogi das Cruzes, Fabiana Calhes, que em seu discurso definiu a ansiedade, transtornos e citou possíveis tratamentos. “A ansiedade é considerada patológica quando é desproporcional à realidade, causando prejuízo na qualidade de vida, desconforto emocional e interferindo no desempenho diário”, explicou a especialista. Segundo ela, o transtorno costuma acometer duas vezes mais mulheres do que homens. “Nas últimas décadas a mulher tem um acúmulo de tarefas e a sociedade cobra que façamos esses papeis com excelência. Precisamos desconstruir o que é nos imposto em busca da nossa saúde.”
PRÁTICAS DE AUTOCUIDADO
Trabalhar a saúde mental positiva, para a instrutora de meditação Julia Duarte, pode ser a saída para nos mantermos mais no momento presente. “As pessoas buscam um profissional da saúde mental apenas quando estão enfrentando um colapso. Acredito que não precisamos esperar por um esgotamento mental para só então nos priorizarmos. É importante que diariamente reservemos um tempo para nos cuidarmos”, indicou.
Segundo Duarte, além do sono, precisamos inserir em nossas vidas outras fontes de vitalidade. “Quanto mais trabalhamos, usamos o trabalho como desculpa para não mantermos nosso compromisso com o nosso bem-estar. É importante nos conhecermos e entendermos o que é autocuidado para cada um.”
GERENCIAMENTO DE ESTRESSE
“Falar em produtividade está na moda. Mas, algumas abordagens não levam em conta nossos limites e necessidades básicas. Acredito numa produtividade que nos proporcione uma vida equilibrada e tranquila e que ao mesmo tempo consiga nos trazer realizações. É aí que acho que entra a organização e o planejamento”, explicou a Advogada da União, Carolina Sausmikat.
Para a especialista, a organização ajuda na solução de problemas e torna mais fácil a lida com os imprevistos, que possuem menos impacto com uma vida organizada. Em sua fala, Carolina deu algumas dicas que podem ser implementadas no dia a dia para a organização, como organizar necessidades básicas como sono, alimentação e a prática de exercícios. “Respeite suas necessidades e volte sempre seu foco para o presente”, sugeriu.
“Precisamos refletir e dizer não para toda uma cultura que nos é imposta. O não também é uma forma de autocuidado”, finalizou a mediadora Patrícia Cardieri Pelizzer.
Sobre as palestrantes
FABIANA CALHES BACCELLI – Formada em Medicina na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Santa Casa de São Paulo e Hospital das Clínicas.
Instagram: @fabianacalhes
JULIA DUARTE – Palestrante e Instrutora de Mindfulness (Atenção Plena) certificada pelo Mindfulness Trainings International (MTi). Esp. em Psicologia Positiva – Ciência do Bem-estar e da autorrealização pela PUC/RS. Graduada e Pós-Graduada em Direito pela PUC/MG. Julia fez transição de carreira após viver na pele os prejuízos do excesso de trabalho e ausência de priorização da saúde mental e hoje tem alegria em sustentar e compartilhar uma forma mais consciente e equilibrada de viver, por meio das práticas de mindfulness, autocompaixão e autocuidado.
CAROLINA SAUSMIKAT – Advogada da União e organizada por natureza.
Confira o evento na íntegra:
https://www.youtube.com/watch?v=3kDkVjKUfbg