A Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE) e a Associação dos Advogados Públicos Federais do Brasil (APAFERJ) realizaram, nesta quarta-feira (28), no Rio de Janeiro (RJ), evento comemorativo em alusão ao Dia Nacional dos Aposentados.
A programação contou com homenagem aos associados aposentados, roda de conversa com representantes do Conselho Curador de Honorários Advocatícios (CCHA) e, ao final, um almoço comemorativo no Salão Conselheiros da Sede Social do Clube Naval.
Durante o encontro, o Presidente da ANAFE, Vitor Pinto Chaves, destacou a importância de preservar a memória institucional e valorizar a contribuição histórica dos aposentados para o fortalecimento da Advocacia Pública Federal. “Essa carga de experiência das lutas pela Advocacia Pública jamais pode morrer. Ela precisa se tornar algo que transcenda gerações, porque cada conquista, inclusive a luta pelos honorários, representa capítulos dessa história continuada da Advocacia Pública. Precisamos compreender o aspecto histórico dessas trajetórias e também as diferentes dimensões de tempo entre quem está na ativa e quem já construiu seu legado. Em um ambiente plural, a diversidade de interesses precisa ser contemplada”, afirmou.
O Presidente da APAFERJ, Marcelino Rodrigues, ressaltou o caráter de reconhecimento e valorização do evento. “Foi uma homenagem aos colegas aposentados que contribuíram para a construção da AGU e que merecem esse reconhecimento. Também tivemos um debate importante com conselheiros do CCHA, buscando encaminhar propostas e ideias que possam gerar avanços e melhorias para os aposentados, que são igualmente detentores do direito aos honorários. Foi um encontro muito produtivo, além de um momento de confraternização e reencontro entre colegas”, destacou.
Já o Diretor Adjunto de Aposentados e Pensionistas da ANAFE, Olgierd Antoni Sokolowski, enfatizou o papel da entidade na representação unificada das carreiras. “A ANAFE tem se consolidado como uma representação una dos interesses da Advocacia Pública Federal. Não se trata apenas de representar quatro carreiras ou segmentos específicos, como ativos ou aposentados, mas de atuar de forma integrada na defesa institucional da Advocacia Pública”, afirmou.
Também participaram da roda de conversa os conselheiros do CCHA e associados à ANAFE, Marcelo Alberto Gorski e Júlia Rocha, que destacaram a contribuição coletiva dos membros da carreira ao longo dos anos e esclareceram as dúvidas dos presentes. De acordo com eles, todos, ativos, aposentados e os mais novos, contribuíram para que as carreiras alcançassem os avanços atuais, não apenas financeiramente, mas também por meio da dedicação profissional e do engajamento na luta histórica pelo fortalecimento da Advocacia Pública Federal.
Além dos aposentados, estiveram presentes dirigentes da ANAFE e da APAFERJ, bem como a Procuradora Regional Federal da 2ª Região, Luciana Bahia.








