A ANAFE, por meio de sua Diretoria e acolhendo proposta da comissão ANAFE MULHERES, manifesta profunda indignação diante de recentes feminicídios que têm vitimizado mulheres em todo o país, em especial pela brutal interrupção da vida de duas servidoras do Cefet-Rio na última sexta-feira (28/11). Esses crimes são expressão extrema de uma antiga cultura de violência, desigualdade e desrespeito às mulheres.
A ANAFE solidariza-se com familiares, colegas e amigas das vítimas e reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos das mulheres e com o enfrentamento de todas as formas de violência.
Cada feminicídio, assim como cada agressão sexual, física, psicológica ou moral, é uma ferida aberta na sociedade brasileira. É também um alerta de que as mulheres não estarão seguras enquanto a violência de gênero continuar sendo naturalizada, minimizada ou invisibilizada.
A ANAFE não admite retrocessos nem tolera silenciamento. Não se calará diante de tentativas de relativizar agressões, abusos ou feminicídios. Às mulheres que enfrentam medo, violência e ameaça cotidianas, reafirmamos: vocês não estão sozinhas. A ANAFE está ao lado de cada uma, promovendo, em seu âmbito de atuação, ações e compromissos voltados à igualdade material entre os gêneros.
Brasília, 4 de dezembro de 2025.
Vitor Pinto Chaves
Presidente da ANAFE








