O Grupo de Trabalho sobre Igualdade Étnica e Racial (GTIER), vinculado ao Comitê de Diversidade e Inclusão da Advocacia-Geral da União (AGU), juntamente com a Procuradoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ) e as Procuradorias-Gerais dos Municípios do Rio de Janeiro e de Niterói, realizará, no dia 24 de novembro de 2025, o I Encontro Regional da Advocacia Pública Negra, com o tema “O Protagonismo Negro na Advocacia Pública”.
O evento será realizado na sede da AGU no Rio de Janeiro (Av. Nilo Peçanha, nº 151, Centro) e integra a agenda de ações voltadas à promoção da equidade racial e à valorização da diversidade no serviço público.
Com foco na articulação regional entre membros negros das Procuradorias da 2ª Região, que abrange os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, o encontro busca fortalecer redes de apoio, compartilhar boas práticas e fomentar o debate sobre os desafios da permanência e representatividade de pessoas negras na advocacia pública.
Entre os destaques da programação está a Roda de Conversa “A Permanência Negra – Boas Práticas e Desafios”, marcada para as 14h, que reunirá representantes da AGU, Procuradorias estaduais e municipais e entidades da advocacia pública. O Presidente da ANAFE, Vitor Pinto Chaves, participará do encontro, reforçando o compromisso da entidade com a defesa da diversidade, da inclusão e da igualdade racial no âmbito da Advocacia Pública Federal.
A iniciativa marca um passo importante na consolidação de políticas de igualdade étnica e racial no âmbito da Advocacia Pública. Para Manuellita Hermes, coordenadora do GTIER e associada à ANAFE, “o evento inaugura uma agenda de conhecimento e reconhecimento de colegas da advocacia pública em cada região, com discussão de estratégias, elaboração de propostas e consolidação de uma rede com significativo potencial transformador”.
A presença negra na advocacia pública representa legitimidade democrática e potência transformadora. A ANAFE reafirma, com sua participação, que a igualdade racial é parte essencial do compromisso da entidade com uma justiça verdadeiramente plural e inclusiva.
Inscreva-se aqui!








