No dia 1º de outubro, o Procurador do Banco Central do Brasil e associado da ANAFE, Fabrício Torres Nogueira, defendeu sua tese de doutoramento na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC), em Portugal.
Intitulada “A accountability do Banco Central Europeu, do Banco de Portugal e do Banco Central do Brasil no exercício da supervisão bancária”, a pesquisa analisou de forma comparada os mecanismos de prestação de contas e transparência das autoridades de supervisão bancária em diferentes contextos institucionais, contribuindo para o debate acadêmico sobre governança e controle das instituições financeiras centrais.
A tese foi aprovada com distinção e louvor por um júri composto por sete professores, sob a presidência do Professor Doutor Coutinho de Abreu. Integraram ainda a banca o Professor Doutor Jónatas Machado, o Professor Doutor Pedro Gonçalves, atual Diretor da FDUC; o Professor Doutor José Manuel Quelhas, Juiz Conselheiro do Tribunal de Contas de Portugal; e o Professor Doutor João Nuno Calvão da Silva, Vice-Reitor da Universidade de Coimbra e orientador do candidato.
Como membros externos convidados, participaram a Professora Doutora Juliana Coutinho, da Universidade do Porto, e a Professora Doutora Patrícia Fragoso Martins, da Universidade Católica Portuguesa.
A sessão pública ocorreu no histórico Colégio da Trindade, e contou com a presença de familiares, professores e autoridades, que prestigiaram o momento solene. Após a cerimônia, o novo doutor ofereceu um jantar comemorativo em Coimbra, reunindo convidados em um ambiente de celebração e confraternização.


