Em reunião realizada nesta sexta-feira (11), dirigentes da ANAFE foram recebidos pelo Presidente do Banco Central do Brasil, Gabriel Galípolo. O encontro teve como objetivo apresentar pautas prioritárias da Procuradoria-Geral do Banco Central (PGBC) e reforçar o papel institucional da Advocacia Pública Federal.
Participaram da reunião, pelo Banco Central, o Procurador-Geral do Banco Central, Cristiano Cozer; o Diretor de Administração, Rodrigo Teixeira; o Diretor de Fiscalização, Ailton de Aquino; e o Procurador-Geral Adjunto do Banco Central, associado à ANAFE, Lucas Freire.
Pela ANAFE, estiveram presentes o Presidente, Vitor Chaves; a Diretora de Comunicação, Conceição Maria Campos Silva; o Diretor de Comunicação Adjunto, Pablo Bezerra; e a Coordenadora da Carreira de Procurador do Banco Central, Izabella Pinheiro Flegner. Também esteve presente a Procuradora-Geral da Fazenda Nacional e associada à ANAFE, Anelize de Almeida, e pelo Conselho Curador dos Honorários Advocatícios (CCHA), a Presidente, Júlia Rocha.
No encontro, os representantes da ANAFE abordaram temas como a necessidade de recomposição do quadro de procuradores por meio de concurso público, as repercussões da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 65/2023 sobre a estrutura jurídica do Banco Central e as discussões sobre o modelo de vinculação administrativa da PGBC. Também foi apresentado um panorama da evolução da Advocacia Pública Federal e da convergência das suas carreiras em direção a um regime jurídico mais unificado.
A reunião reforçou o compromisso da ANAFE com o fortalecimento institucional da Advocacia Pública Federal, destacando a relevância das funções desempenhadas pela PGBC e a importância de um modelo jurídico estável e coerente com os princípios constitucionais da Administração Pública.
