A Diretora Institucional da ANAFE, Renata Azevedo, realizou, nesta terça-feira (15), uma reunião virtual com a consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Gênero, Raça e Interseccionalidades, Fernanda Cordeiro de Oliveira. O encontro teve como objetivo promover um intercâmbio de experiências e discutir possibilidades de cooperação para o desenvolvimento de políticas voltadas à equidade e à diversidade no âmbito da associação.
Durante a reunião, Renata destacou a importância de promover uma transformação na cultura organizacional, ressaltando que a ANAFE tem buscado, cada vez mais, se aproximar de boas práticas e políticas públicas que reforcem o compromisso institucional com a equidade de gênero e raça.
“O diálogo com o PNUD é fundamental para entendermos como podemos avançar enquanto associação, aproveitar experiências bem-sucedidas e, assim, contribuir para uma Advocacia Pública mais inclusiva”, afirmou Renata.
Fernanda Cordeiro apresentou sua atuação no PNUD e elogiou a ANAFE por já contar com uma Comissão da Mulher, um Centro de Estudos e por adotar uma abordagem interseccional em suas iniciativas. Ela também se colocou à disposição para futuras colaborações que possam fortalecer ainda mais as pautas de diversidade e inclusão na entidade.
Na oportunidade, a Diretora Institucional apresentou a estrutura da ANAFE, com destaque para a atuação da ANAFE Mulheres e da Comissão de Diversidade, que têm ampliado suas participações e protagonismo na defesa das pautas de gênero e raça. Foram também apresentadas as outras comissões temáticas da associação, que têm como objetivo apoiar e propor ações efetivas voltadas à equidade no âmbito institucional.
A reunião foi um passo importante para o fortalecimento de parcerias estratégicas e para o desenvolvimento de projetos que visem à construção de uma associação mais diversa, representativa e comprometida com os direitos humanos.