O Diretor-geral da UNAFE, Luis Carlos Palacios e a Diretora da 1ª região, Helena Dias se reuniram, nesta quarta-feira (15), com o Secretário de Reforma do Judiciário, Marivaldo de Castro, e o Diretor do Departamento de Política Judiciária, Marcelo Vieira Campos para tratarem do andamento dos trabalhos do I Diagnóstico da Advocacia Pública, que examina os gargalos no sistema de justiça e na administração pública.
O diagnóstico, com lançamento previsto para início de 2011, foi realizado pelo Ministério da Justiça com a colaboração de entidades associativas. A pesquisa abrangeu a União, os estados e os municípios. Para ter maior alcance, a distribuição dos questionários e a coleta dos dados a serem apurados foram feitas pelos representantes de diferentes associações. De todos os diagnósticos realizados em várias carreira jurídicas, os Advogados Públicos foram os que mais participaram, com cerca de 30% dos relatórios respondidos.
O Diretor do Departamento de Política Judiciária, Marcelo Vieira, está bem otimista com o trabalho desenvolvido. “Estamos bem animados com a pesquisa, mesmo ainda em fase de conclusão, podemos ver que obtivemos resultados significativos que darão suporte a futuras reformulações“, afirma Marcelo.
O Secretário de Reforma do Judiciário, Marivaldo de Castro, agradeceu à colaboração da UNAFE na pesquisa e lembrou a importância de seguirem trabalhando juntos. “Agora começa o trabalho das associações. O Ministério da Justiça, com certeza, será parceiro nas propostas de mudanças que precisarão ser sugeridas e implementadas no Legislativo, Executivo e Judiciário”, disse Marivaldo de Castro.
“Os resultados da pesquisa servirão como um norte para a atuação da UNAFE”, afirmou Luis Carlos Palacios. “O trabalho do Ministério da Justiça será apresentar o raio-x da advocacia pública. A partir dai, caberá às entidades associativas tomarem a frente no processo de mudanças necessárias. E é assim que a diretoria da UNAFE entende e é assim que pretende agir”.