O Presidente da ANAFE, Vitor Pinto Chaves, participou, na tarde desta segunda-feira (3), da sessão solene de abertura do Ano Judiciário de 2025. A cerimônia marcou o início das atividades jurisdicionais do país após o recesso forense.
O Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Luís Roberto Barroso, abriu o Ano Judiciário destacando a força das instituições e a importância do diálogo democrático e harmônico entre os Poderes. “Não há pensamento único, porque isso é coisa de ditaduras. As diferentes visões de mundo são tratadas com respeito e consideração”, afirmou.
Barroso também ressaltou o compromisso conjunto com a Constituição. “Os três Poderes aqui presentes são unidos pelos princípios e propósitos da Constituição. Somos independentes e harmônicos, como determina a Carta Magna. Porém, mais que isso, somos pessoas que se querem bem e, acima de tudo, querem o bem do Brasil.”
Para Vitor Chaves, a solenidade reforça a importância da atuação da Advocacia Pública na construção de um país mais justo e equilibrado. “O início do Ano Judiciário no STF simboliza o compromisso permanente com a defesa da Constituição e do Estado Democrático de Direito. A Advocacia Pública tem papel fundamental nesse processo, garantindo segurança jurídica e contribuindo para a implementação de políticas públicas essenciais para a sociedade”, afirmou.
A sessão solene contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do Presidente do Senado, Davi Alcolumbre; do Presidente da Câmara, Hugo Motta; do Advogado-Geral da União, Jorge Messias; da Procuradora-Geral da Fazenda Nacional, Anelize de Almeida; do Procurador-Geral da República, Paulo Gonet; do Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti; além de diversas autoridades dos Três Poderes.
As sessões de julgamento do STF serão retomadas a partir de quarta-feira (5), ocorrendo regularmente às quartas e quintas-feiras.