Na manhã dessa quarta-feira (13), representantes da Chapa 5, que concorrem na próxima eleição para a gestão da OAB/MG no biênio 2025-2027, reuniram-se em um encontro virtual com membros das carreiras da Advocacia-Geral da União (AGU) em Minas Gerais. A videoconferência contou com a participação do candidato à presidência da OAB/MG, Dr. Adriano Cardoso, e da candidata à presidência da Caixa de Assistência aos Advogados (CAA), Dra. Célia Cunha Melo.
Durante o encontro agendado por membros da ANAFE, foram apresentadas as principais propostas da Chapa 5, com destaque para a digitalização completa dos processos da OAB/MG, racionalização de despesas, respeito ao limite legal da anuidade dos advogados e o compromisso com a transparência nas contas da entidade.
Na ocasião, foi também entregue uma carta dos advogados públicos federais, destacando os pleitos da advocacia pública a serem defendidos pela OAB, entre os quais estão a defesa das prerrogativas, a busca por maior autonomia e o exercício da advocacia plena. O documento foi acolhido pelos candidatos e reconhecido como uma pauta prioritária para a Chapa.
Destacou-se ainda a presença de quatro membros da AGU entre os candidatos ao conselho seccional da Chapa 5: Carlos Gustavo Pomi, Cristina Campos e Renato Martins, Procuradores Federais, e Marcus Castro, Procurador da União. Além disso, foi ressaltado que a Chapa 5 — “OAB em suas Mãos” — é a que conta com o maior número de advogados públicos em sua composição, incluindo posições estratégicas, como o Dr. Luiz Gustavo Combat, candidato à vice-presidência, e a Dra. Célia Cunha Melo, candidata à presidência da CAA, ambos Advogados do Estado de Minas Gerais.
Em Minas Gerais, a ANAFE pretende se reunir com todos os candidatos à OAB para discutir as pautas relevantes da Advocacia Pública.