A ANAFE Mulheres, em conjunto com diversos coletivos, esteve presente na reunião com representantes do Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) e do Ministério das Mulheres na última quinta-feira (17). O encontro, realizado para debater propostas de aprimoramento da legislação voltada ao combate da violência de gênero e doméstica, reafirma o compromisso da Associação com a defesa dos direitos das mulheres e a promoção de um ambiente de trabalho seguro e digno para as servidoras públicas.
Durante a reunião, foi destacada a necessidade de assegurar os direitos fundamentais à vida, segurança e dignidade das mulheres, especialmente das servidoras públicas que enfrentam situações de violência. Um dos principais pontos abordados foi a ampliação dos mecanismos de apoio e proteção às vítimas, com o objetivo de criar condições reais para que possam romper com o ciclo de abuso e reconstruir suas vidas em um ambiente livre de ameaças.
A Coordenadora da ANAFE Mulheres, Renata Azevedo, enfatizou a importância do diálogo entre governo e entidades representativas para alcançar avanços concretos na luta contra a violência de gênero. “Estamos comprometidos em garantir que a segurança e a dignidade das mulheres sejam prioridades nas discussões legislativas, buscando o fortalecimento das políticas públicas que protegem os direitos das mulheres, especialmente no serviço público”, afirmou Renata.
Herta Rani, associada da ANAFE e representante do coletivo Tributos a Elas, também participou ativamente das discussões, destacando a importância de fortalecer a legislação e as políticas públicas que garantam maior proteção às mulheres no ambiente de trabalho público.