Diretoria se reuniu com representantes do MGI nesta segunda-feira (7)
Seguindo a deliberação da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada na última sexta-feira (4), que resultou na aprovação da proposta de reestruturação remuneratória das carreiras jurídicas da Advocacia-Geral da União (AGU), apresentada pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI), a ANAFE e outras entidades representativas, juntamente com a Secretária-Geral de Consultoria, Clarice Costa Calixto, assinaram nesta segunda-feira (7) um acordo com o MGI sobre as propostas de reestruturação remuneratória das carreiras.
A proposta prevê a reestruturação remuneratória em duas etapas: para as classes Primeira e Especial, os reajustes ocorrerão em junho de 2025 e abril de 2026, enquanto para a Segunda classe, os aumentos estão previstos para janeiro de 2025 e abril de 2026.
Estiveram presentes na reunião o Presidente da ANAFE, Sérgio Montardo, o Diretor Institucional, Vitor Chaves, dirigentes de outras entidades representativas da AGU, a Secretária-Geral de Consultoria, Clarice Calixto, e a Secretária Adjunta de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, Marilene Alves Filha, além de membros da equipe do MGI.
“Após longo período sem reajuste, voltamos a tratar dessas questões relacionadas à carreira. Este é um compromisso que já vislumbrávamos e que vê no prestígio do serviço público um caminho indispensável para a solução de muitos problemas. Sabemos que os processos para os acordos são demorados e difíceis, mas é essencial celebrar o reconhecimento da importância de manter servidores públicos valorizados”, destacou Sérgio Montardo, Presidente da ANAFE.
Conduzindo a assinatura do documento, Marilene Alves Filha ressaltou a importância do momento para o Governo, o diálogo e as relações de trabalho. “O processo de diálogo é uma construção coletiva. Agradeço o esforço, especialmente das entidades que estão aqui hoje para celebrar este acordo.”
Clarice Calixto complementou: “Sabemos que a situação das nossas carreiras é especialmente desafiadora. O que alcançamos foi histórico. São décadas esperando uma conquista como essa, e muitos servidores estão emocionados. Deixo aqui o nosso muito obrigada.”
VOTAÇÃO ANAFE
A Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da ANAFE debateu a proposta de reestruturação remuneratória das carreiras jurídicas da AGU. A votação, realizada após a assembleia e encerrada às 10h desta segunda-feira (7), contou com a participação de 1.743 associados, resultando em 84,11% de votos favoráveis (1.466), 15,43% contrários (269) e 0,46% em branco (8).