O Procurador do Banco Central Pablo Bezerra Luciano, representando a ANAFE, o Secretário-geral do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no DF (Sindsep), Oton Pereira Neves, e a Deputada Federal Érika Kokay, se reuniram na tarde dessa quinta-feira (25) com o Advogado-Geral da União substituto, Flávio José Roman, para tratar da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 65/2023, que transforma o Banco Central de autarquia em empresa pública de direito privado.
Procurador do BC há 22 anos, Roman disse compreender as implicações da PEC. Luciano explicou as consequências da proposta à economia. Neves, enfatizou os problemas que a aprovação da PEC causará aos servidores do BC, não apenas aos servidores aposentados, mas aos ativos que decidirem continuar como estatutários, pois serão colocados em outras carreiras perdendo totalmente o vínculo com o BC.
Foram destacados também os riscos da perda da estabilidade caso o BC seja transformado em empresa pública e seus servidores transferidos para o regime celetista.
Por sua vez, a deputada Érika Kokay reafirmou o seu apoio aos servidores do Banco Central e se prontificou a auxiliar a interlocução com senadores da base do governo para evitar a aprovação da PEC.