Na terça-feira (9), o Presidente da ANAFE, Sérgio Montardo, marcou presença na Assembleia-Geral do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado (FONACATE), onde diversos assuntos estratégicos foram discutidos, incluindo as medidas a serem tomadas na reunião extraordinária da Mesa Nacional de Negociação, convocada pelo secretário de Relações de Trabalho do Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), José Lopez Feijóo.
No que diz respeito à PEC 6/24, foi decidido que o FONACATE intensificará seus esforços, em parceria com sindicatos e outras entidades, para persuadir sobre a importância da aprovação da matéria no Congresso Nacional junto às lideranças políticas e à base do governo. A possibilidade de lançar uma campanha nacional sobre o tema, bem como definir ações de atuação política nos estados, estão entre os próximos pontos a serem abordados nas reuniões do fórum.
Denominada de “PEC Social”, a PEC 6 propõe o fim gradual da contribuição previdenciária de servidores aposentados. Atualmente, o texto aguarda despacho do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.