Na manhã desta quarta-feira (13), ocorreu a 3ª Reunião Ordinária da Comissão de Diálogo com Entidades Representativas da Advocacia Pública, reunindo, além das associações, gestores da SGCS, CGU, PGU e PGF, entre outros.
Em meados de novembro, a ANAFE enviou ofícios à SGE, PGF e PGU, solicitando uma transição gradual, fora do prazo inicialmente estabelecido para a mudança geral, garantindo-se ao usuário e à própria Administração a segurança mínima a preservar o uso eficiente do sistema, especialmente em relação ao contencioso de massa.
Referente à transição de sistemas, foi apresentado calendário com premissas, a ser adaptado à realidade da PGF, da PGU e da SGCT, com previsão escalonada em grupos para 01/01; 01/03, 01/05 e 01/07, com nova previsão de encerramento do S1 para 31/07.
Na reunião, a ANAFE reconheceu a sensibilidade dos gestores em adiar a transição total e implantá-la gradualmente, aceitando as solicitações feitas nas reuniões e nos ofícios enviados. No entanto, enfatizou a necessidade de preservar sempre a eficiência, a funcionalidade do trabalho e a segurança na execução das tarefas, mesmo diante das novas datas estabelecidas, ainda que demandem readaptação de calendário.
Em relação a esse assunto, a Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE) expressa agradecimento aos participantes da enquete em andamento sobre a perspectiva de utilização do “Super Sapiens”. Devido às respostas e sugestões recebidas, o prazo para votação via Área do Associado ou Aplicativo da ANAFE foi estendido até sexta-feira, dia 15, e as conclusões obtidas serão fundamentais para a formulação de uma manifestação abrangente pela ANAFE. Essa manifestação abordará as limitações de treinamento, adaptação e aspectos funcionais do Super Sapiens a serem superados considerando as etapas programadas.