Nesta quinta-feira (5), o Presidente da Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE), Sérgio Montardo, o Diretor De Assuntos Institucionais, Vitor Chaves, e o Diretor de Prerrogativas Adjunto, José David, foram recebidos pelo Procurador-Geral da União, Marcelo Eugênio Feitosa Almeida, e pela Subprocuradora-Geral da União, Márcia Bezerra David, na sede da Advocacia-Geral da União (AGU) em Brasília.
O encontro teve como objetivo debater diretrizes que orientarão o teletrabalho na instituição. A ANAFE buscou o PGU para colher sugestões e colaborações, enfatizando o espírito colaborativo entre a associação e a instituição. Sérgio Montardo afirmou que a proposta está sendo moldada com base nas contribuições e trocas com associados, não associados e chefes das carreiras e unidades.
O Procurador-Geral da União explicou que o Advogado-Geral da União, Jorge Messias, está aberto a ouvir os comentários e sugestões. Embora deseje o retorno do trabalho presencial, ele admite as dificuldades e está disposto a considerar as melhores alternativas. A Subprocuradora-Geral da União, Márcia David, apresentou os números formais relacionados ao teletrabalho na procuradoria.
Tanto a ANAFE, como a Procuradoria-Geral da União, manifestaram preocupação com as unidades, principalmente na região norte do país. Ambos acreditamos que a regulamentação do teletrabalho deve incluir mecanismos adequados para essas regiões.
Ao final da reunião, Vitor Chaves enfatizou que a associação apresentará uma proposta baseada nas demandas da base e nas reuniões com as chefias da AGU. “O objetivo é aprimorar as estratégias de implementação do teletrabalho, sem retrocessos no processo de desterritorialização”.