Nessa quinta-feira (21), dirigentes da Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE) abriram as portas da sede da entidade para receber concurseiros e concurseiras que conquistaram aprovação na prova discursiva e agora se prepararam para a prova oral dos concursos da Advocacia-Geral da União (AGU).
O encontro proporcionou um espaço para que os futuros Advogados Públicos Federais pudessem tirar dúvidas, conhecer mais sobre as carreiras e se familiarizar com a atuação da ANAFE. Além dos presentes no local, quase 80 pessoas participaram virtualmente, tornando o evento ainda mais inclusivo e abrangente.
Durante o evento, os dirigentes da ANAFE compartilharam informações valiosas sobre o trabalho dos membros da AGU, destacando as diversas áreas de atuação possíveis nas carreiras. Também abordaram as possíveis lotações iniciais, antecipando que a maioria delas poderá ser no norte do país.
Os participantes da reunião expressaram a expectativa de que a inteligência artificial terá uma influência significativa no trabalho da AGU nos próximos anos, tornando essencial que os futuros colegas estejam preparados para explorar esse campo emergente. Também conversaram sobre estimativas da Cebraspe para finalização dos concursos; nomeações; cronogramas; e outros temas.
O Presidente da ANAFE, Sérgio Montardo, falou sobre sua experiência pessoal e disse que costuma comparar o concurso com uma maratona. “Vocês já estão enxergando a linha de chegada e serão bem-vindos(as). Entrem de cabeça aberta porque é uma carreira incrível, cheia de possibilidades'”, destacou, enfatizando a importância da perseverança e da visão positiva ao abraçar a jornada das carreiras públicas federais.
A Diretora Executiva da ANAFE, Gabriela Figueiredo, destaca que o encontro proporcionou um espaço de aprendizado e compartilhamento de informações valiosas, além de fortalecer o compromisso da Entidade em apoiar seus associados em todas as etapas de suas carreiras. “Permanecemos à disposição para oferecer orientação e suporte a todos que desejam ingressar na Advocacia Pública Federal”.