Na última quinta-feira (13), o colegiado do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) realizou a votação para formar a lista tríplice para o preenchimento da vaga de membro titular do Tribunal Regional Eleitoral do estado. O Procurador Federal Adriano Sant’Ana Pedra, associado da ANAFE, está entre os mais votados.
“Como membro da AGU, que tem um importante papel na consolidação da democracia e na defesa das instituições, vejo no TRE uma oportunidade de dar continuidade ao trabalho que tenho desenvolvido em prol de uma verdadeira democracia constitucional”, comentou Adriano. “Ao longo dos anos, tenho desenvolvido estudos e publicado trabalhos acadêmicos voltados ao fortalecimento da nossa democracia e à defesa dos direitos humanos. A participação como membro do TRE seria uma oportunidade ímpar para dar uma contribuição na legitimidade das eleições, avaliou.
Currículo de Adriano Pedra
Natural de Cachoeiro de Itapemirim (ES), Adriano é bacharel em Direito e Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), especialista em Direito do Consumidor (Universidade de Castilla-La Mancha), Justiça Constitucional e Tutela Jurisdicional de Direitos (Universidade de Pisa), mestre em Física Quântica (UFES), mestre em Direito em Garantias Fundamentais (Faculdade de Direito de Vitória), doutor em Direito Constitucional (PUC-SP) e pós-doutor em Direitos Humanos (Universidade de Coimbra).
Procurador federal desde 2002, é professor universitário da Faculdade de Direito de Vitória nos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado há quase duas décadas e palestrante. Atualmente é membro da Associação Mundial de Justiça Constitucional como Diretor para o Brasil e membro da Associação Internacional de Direito Constitucional.
Tem longa trajetória em publicações: é autor de dois livros individuais, de 95 capítulos em publicações no Brasil e no exterior, organizador de sete livros no Brasil e na Espanha, e tem centenas de artigos publicados em revistas jurídicas, jornais e revistas, além de assinar 12 prefácios e apresentações.