A Procuradora Federal e integrante da Comissão das Mulheres da ANAFE, Carliane de Oliveira Carvalho, palestrou, nessa terça-feira (27), no evento realizado pelo Governo do Paraná, que abordou estratégias para combater a violência contra a mulher no ambiente de trabalho. O encontro reuniu profissionais, especialistas e representantes de diversos setores para discutir medidas efetivas para enfrentar esse grave problema social.
Na ocasião, foram examinados diferentes aspectos relacionados à violência contra a mulher no ambiente de trabalho, incluindo formas de identificação, prevenção e enfrentamento. A associada da ANAFE contribuiu com sua especialização jurídica e experiência profissional, para sensibilizar os participantes sobre a importância de criar ambientes de trabalho seguros e livres de violência, além de promover a conscientização sobre os direitos das mulheres no âmbito profissional.
“O assédio, sexual e moral, é um tema tão importante não só porque nos fere em nossas mais diversas dimensões da alma, mas é tão importante no âmbito da Administração Pública, porque é uma forma de corrupção. É uma violação da integridade, é uma violação do comportamento normal esperado naquele ambiente”, afirmou Carliane Carvalho.
Essa contribuição enriqueceu o debate e fortaleceu a discussão em torno do tema no Estado do Paraná. O evento foi composto por painéis que debateram ações de combate à violência contra as mulheres, com a participação de cinco especialistas no tema. As palestrantes falaram sobre aspectos do assédio moral e sexual no ambiente de trabalho e caminhos para o enfrentamento do problema.
A secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destacou ações em andamento no Estado para a promoção da igualdade entre homens e mulheres e combate à violência. Ela ressaltou a criação da Ouvidoria da Mulher e de uma comissão especializada em parceria com a CGE para investigar denúncias de violência contra servidoras. Além disso, mencionou a existência de uma sala de escuta especializada, atendida por mulheres.
“Nós reduzimos os prazos para tomadas de providências e também fizemos uma ampla campanha de divulgação da Ouvidoria da Mulher. E agora, com este evento, estamos levando cada vez mais longe essa conscientização”, afirmou.
PRESENÇAS
Participaram do encontro a promotora de justiça, Ana Carolina Pinto Franceschi; a procuradora-geral do Estado do Paraná, Letícia Ferreira; a juíza Dilmari Helena Kessler, coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID), do Tribunal de Justiça do Paraná; a deputada estadual Cloara Pinheiro, procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná; Ana Carolina Pinto, promotora de justiça do Núcleo de Promoção da Igualdade de Gênero; Mariana Pirih Cordeiro, ouvidora do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná; e Daniele Maria Maurícia, representante da OAB Paraná.
Com informações: Agência Estadual de Notícias/ Governo do Estado do Paraná