O Presidente da ANAFE, Sérgio Montardo, participou na manhã desta terça-feira (21), de café da manhã com parlamentares, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, para tratar das pautas prioritárias do funcionalismo para os próximos quatro anos.
O evento contou com a participação das deputadas Érika Kokay (PT/DF), Alice Portugal (PCdoB/BA), Delegada Adriana Accorsi (PT/GO), Professora Luciene Cavalcante (PSOL/SP), do deputado Chico Alencar (PSOL/RJ) e de diversas lideranças do funcionalismo público.
Dentre os itens prioritários, a ANAFE atuou e destaca a importância do arquivamento da PEC 32/2020, que trata da Reforma Administrativa. Na oportunidade, Sérgio Montardo ressaltou pontos prioritários e a necessidade de construir uma agenda positiva nas casas legislativas em prol do fortalecimento do serviço público e consequentemente, do Estado brasileiro.
Em sua fala, o presidente do Fonacate, Rudinei Marques, destacou a recente conquista do reajuste para os servidores, em aproximadamente um mês de negociação com o governo federal. Ele também relembrou a luta necessária nos últimos anos para evitar o desmonte do setor público, principalmente com o avanço da PEC 32/2020, que promovia uma espécie de reforma administrativa. Marques destacou ainda a urgência em se apresentar propostas para fortalecer a categoria e a organização sindical. “Precisamos repensar o próprio serviço público brasileiro. Nós temos um déficit em relação a 30 anos atrás de 90 mil servidores. Em 1991, tínhamos 650 mil servidores e, hoje, temos 560 mil”, relembrou.
ATUAÇÃO CONTÍNUA
Com essa extensa pauta, mas com a certeza de que é possível avançar com articulação e unidade, o Fonacate encerrou o primeiro “Café com parlamentares” de 2023. A expectativa é de novas agendas, ao longo do ano, visando à ampliação do diálogo com o Congresso Nacional.