A Associação está identificando os temas mais urgentes para encaminhamentos
As coordenações das carreiras de Procurador da Fazenda Nacional e de Procurador do Banco Central da ANAFE realizaram, nessa quarta-feira (15), reuniões abertas com os Advogados Públicos Federais. Os encontros promovem trocas de informações e expectativas em relação à atuação da Associação.
Na primeira reunião, conduzida pela coordenadora da carreira de Procurador do Banco Central, Conceição Maria Silva, foram tratados temas como concurso de Procurador do Banco Central; carga de trabalho – necessidade de acesso a dados sobre distribuição desproporcional de demandas; problemas na execução de tarefas administrativas executadas por Procuradores; ingresso na Lei Orgânica da AGU; necessidade de racionalização na operação de vários sistemas; articulação com demais entidades representativas para angariar carreira de apoio; reunião com ANAFE saúde para plano de migração, sem carência, dos aderentes da PASBC; disponibilização do programa de residência jurídica à PBC; e participação maior nos processos decisórios.
Já com a coordenação da carreira de Procurador da Fazenda Nacional, o diretor jurídico da ANAFE, Daniel Menezes, realizou uma breve apresentação e informou sobre as diversas reuniões de interlocução com o governo e cúpula da AGU para tratar das questões internas da carreira, inclusive com a realização de propostas em temas como carreira de apoio e outros debates. Também sugeriu a realização de um evento em alusão ao Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte (25 de maio), nos moldes da programação realizada em 2021.
Os participantes apresentaram problemas no Sistema de Acompanhamento Judicial (SAJ) e tiraram dúvidas sobre outros temas, como a ANAFE Saúde, operadora de planos privados de assistência à saúde, na modalidade autogestão, que atende exclusivamente associados da ANAFE, bem como seus dependentes e agregados.
A partir das contribuições dos presentes que se manifestaram, a ANAFE irá pautar as próximas ações.