Realizou-se na última semana (12 e 13), em Curitiba, o 1º Simpósio de Propriedade Intelectual do Instituto Federal do Paraná (IFPR). A abertura do evento contou com a participação da procuradora federal associada à ANAFE, Carliane de Oliveira Carvalho.
Também no ato de abertura foi firmada a assinatura do primeiro Contrato de Transferência de Tecnologia do IFPR que trata de uma invenção chamada de “processo de adição de extrato de Baccharis dracunculifolia em diferentes etapas da produção de cerveja”, por ele tem-se a produção de bebida com adição de extrato de alecrim-do-campo, principal planta base da própolis verde. Em razão do uso dessa planta a cerveja apresenta sensações organolépticas, gustativas, olfativas específicas e agradáveis, trazendo ao produto características únicas.
A cerveja ainda pode gerar benefícios a diabéticos, segundo relatos do professor Ricardo Aparecido Pereira, o qual afirma: “São anos de estudos, só com essa formulação de cerveja, para chegarmos a um protótipo seguro. Os testes em animais e a caracterização físico-química tiveram sucesso. Já estamos iniciando testes, como coadjuvante de tratamento, em pacientes diabéticos em Guarapuava. Os resultados estão sendo promissores”.
A propriedade intelectual foi desenvolvida a partir de parceria entre a UNICENTRO e o IFPR. Nesse processo a atuação da procuradoria foi de substância importância, desde a formatação da parceria entre as ICT’s, até os processos de reconhecimento de titularidade, registro de patente e licenciamento sem exclusividade.